Voltar

Quiz Doação de sangue: a vida corre em suas veias

Quiz Doação de sangue: a vida corre em suas veias

O sangue leva vida a cada parte do corpo e pode ser doado para salvar outras vidas. Compartilhe!

Quiz Doação de sangue: a vida corre em suas veias

31 Maio 2022
Se fosse uma pessoa, o sangue seria daquelas que não medem esforços para ajudar o próximo. Afinal, ele corre o tempo inteiro para manter vivos todos os outros órgãos e tecidos do corpo. Se fosse uma invenção científica, espantaria a todos por tudo o que é capaz de fazer.

 

Felizmente, o sangue é produzido naturalmente pelo nosso próprio corpo. É seu espírito solidário que corre ininterruptamente em nossas artérias e veias e que pode inspirar mais pessoas a fazer o bem e compartilhar mais vida.

Este texto é um convite para entender mais sobre a função do sangue no organismo – e, no fim, testar seus conhecimentos sobre doação. Vamos nessa?


Neste texto, você vai ver:

Qual é a função do sangue no organismo?
Quiz: o quanto você sabe sobre doação de sangue?
Acesse nossa cartilha e saiba mais sobre os tipos sanguíneos


 

 

Você sabe tudo o que o sangue faz no nosso corpo?

 

O sangue é um tecido vivo, formado por uma parte líquida, o plasma, que é composto por água, sais e vitaminas, e por uma parte sólida, que são as células sanguíneas propriamente ditas: hemácias, leucócitos e plaquetas. É essa mistura, que nos adultos chega a aproximadamente 5 litros, a responsável por fazer a vida acontecer no nosso organismo.

Milhares de vezes ao dia, o sangue percorre o corpo inteiro através de vasos e artérias para abastecer todos os outros tecidos, músculos e órgãos com oxigênio e nutrientes. No caminho de volta, ele carrega resíduos e dióxido de carbono (CO2) pelas veias. No pulmão, troca o CO2 por mais oxigênio e então volta ao coração, onde recebe um novo impulso para recomeçar essa jornada incessante.

imagem ilustrativa sangue em circulação

Essa função principal de “abastecer” e “limpar” o organismo é realizada pelo plasma e pelas hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue). Mas, além disso, o sangue tem outras funções vitais realizadas pelas demais células sanguíneas.

Os leucócitos (glóbulos brancos) estão sempre atentos para defender o organismo em caso de invasão de elementos estranhos a ele, como vírus e bactérias. Já as plaquetas são responsáveis por coagular o sangue e estancar eventuais sangramentos.

Cada uma dessas células tem um tempo específico de vida. Os glóbulos vermelhos, por exemplo, vivem cerca de 120 dias. Mas, não se preocupe, todas elas estão sempre sendo renovadas!

 

Onde o sangue se forma?

imagem ilustrativa medula óssea

As células sanguíneas são produzidas na medula óssea, que é uma parte gelatinosa presente nos ossos, como vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, ossos longos como o fêmur também são capazes de produzir sangue.

A produção começa a partir de uma célula-tronco, que se divide e se transforma num dos três grupos (hemácias, leucócitos e plaquetas). Quando estão maduras, elas adentram a rede de vasos sanguíneos e substituem as células que já cumpriram seu ciclo de vida.

 

E sabe o que é mais incrível?

A vida que corre em nossas veias pode ser compartilhada com outras pessoas e salvar vidas além da nossa!

 

Aliás, a cada doação, estima-se que até 4 vidas podem ser salvas!

 

 

QUIZ: O quanto você sabe sobre doação de sangue?

Apesar de tantas campanhas para a doação de sangue, muitas pessoas deixam de doar por causa da desinformação causada pela propagação de mitos a respeito do processo. Para ver se você já está por dentro dos requisitos para a doação, elaboramos um quiz com cinco perguntas e respostas.

Confira e convide mais gente para participar dessa rede de solidariedade!

 

1 - Quem pode doar sangue?

Informação adicional:
Podem doar sangue as pessoas em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos de idade, pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso atender a requisitos básicos no dia da doação: estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas; não ter tido sintomas gripais nos últimos 7 dias e observar alguns prazos em relação a vacinas recentes. É fundamental ainda apresentar documento original com foto recente. Menores de idade também precisam de autorização dos responsáveis.

2 - Posso doar sangue mais de uma vez por mês?

Informação adicional:
É necessário um intervalo para a reposição dos estoques individuais de ferro no organismo. Para homens, o prazo é de 60 dias. Para mulheres, é de 90 dias, um prazo maior por conta das perdas do mineral durante os ciclos menstruais.

3 - Quanto tempo pessoas com tatuagem ou maquiagem definitiva precisam esperar para doar sangue?

Informação adicional:
Tatuagem, micropigmentação e maquiagem definitiva recentes são considerados impeditivos temporários para doação de sangue. Se feito em local seguro, com material descartável e assepsia correta, o prazo é de 6 meses. Se houver dúvida sobre as condições do local e do procedimento, é preciso aguardar 12 meses para doar sangue. Além da tatuagem, outros procedimentos são considerados impedimentos temporários. Os prazos para a doação podem variar de dias a meses. Alguns exemplos são: endoscopias, cirurgias, tratamentos odontológicos, gravidez, parto normal ou cesárea e amamentação (até 12 meses após o parto). Doenças virais, como resfriado, covid-19, gripe e herpes, ou tratamentos medicamentosos também requerem um tempo de espera antes da doação.

4 - Quem não pode doar sangue?

Informação adicional:
As condições listadas são consideradas impedimentos definitivos para doação de sangue. No caso das hepatites, há uma variação por modalidade da doença. São casos de recusa definitiva da hepatite após o 11º aniversário ou hepatite B ou C em qualquer idade. Já em casos de hepatite por medicamento e hepatite viral (A), após a cura, podem ter a doação permitida depois de avaliados pela equipe médica.

5 - Onde doar sangue?

Informação adicional:
É muito fácil descobrir os hemocentros mais próximos onde você pode fazer sua doação.

Fim do teste

Você acertou das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.

 

Confira a lista de hemocentros do Brasil ou descubra, via ferramenta do Facebook, o hemocentro mais próximo de você.
Tem dúvidas sobre prazos e impedimentos temporários para realizar a doação de sangue? Acesse nossa cartilha.

 

Fontes: Pró-Sangue | Pró-Sangue | Hemoninas


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: