O que é a Acreditação de Serviços de Saúde?

 

A Unimed Central de Serviços - RS iniciou, e vem aperfeiçoando, o processo de avaliação de serviços de saúde desde 2013, com o objetivo de identificar, monitorar e desenvolver a qualidade dos serviços prestados por hospitais, clínicas e laboratórios, para os clientes dos planos de saúde Unimed.

 

As operadoras de planos de saúde do Sistema Unimed, interessadas em investir no desenvolvimento da qualidade de sua rede prestadora, contam agora com o serviço de Acreditação de Serviços de Saúde – ASS.

 

O processo de acreditação é de caráter voluntário, no qual o serviço de saúde participa por meio do preenchimento de um instrumento de autoavaliação, recebe a visita in loco da equipe técnica da Unimed Central de Serviços - RS para verificação das conformidades e depois implanta planos de ação para o desenvolvimento das oportunidades de melhoria identificadas no processo.

 

O certificado de acreditação é concedido ao serviço de saúde que atende aos critérios estabelecidos na metodologia adotada pela ASS. Esta metodologia foi desenvolvida, exclusivamente para avaliação de prestadores de serviços de saúde, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, obtendo assim validação científica e registro na Fundação Biblioteca Nacional de Direitos Autorais, sob o número 535.695, Livro 1018, página 340.

 

O instrumento de avaliação é do tipo checklist e atribui pontuação com base em critérios previstos na legislação pertinente, ou publicados por entidades de reconhecida competência, agrupados nas seguintes dimensões: 

 

a) Eficiência Assistencial (serviços, segurança e efetividade)

b) Infraestrutura Disponível (imóvel, equipamentos e recursos humanos)

c) Práticas de Gestão (gestão de pessoas, processos e centralidade no paciente).