Voltar

Onde posso descartar medicamentos fora da validade?

Onde posso descartar medicamentos fora da validade?

A Unimed Alfenas faz o recolhimento e descarte adequados de medicamentos vencidos

Onde posso descartar medicamentos fora da validade?

A Unimed Alfenas faz o recolhimento e descarte adequados de medicamentos vencidos

24 Novembro 2017

Não sabe o que fazer com aquele analgésico que já passou da validade jogado na gaveta da sua casa? Ou então, já não faz mais uso de determinado medicamento e precisa jogar fora? A Unimed Alfenas faz o recolhimento e descarte correto destes materiais.


Em nossa sede administrativa, localizada à Rua Presidente Artur Bernardes, 189, temos um coletos de medicamentos disponível para a população de Alfenas e Região.

É muito comum pensarmos que estes materiais podem ser dispensados em lixos comuns, mas é preciso ter muito cuidado ao jogar medicamentos fora. O mesmo remédio que cura e alivia, pode causar danos ao meio ambiente e também à saúde da população, pelo simples descarte incorreto.


Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996.
 
Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
 
Os resíduos de medicamentos, as embalagens os objetos usados para ministrá-los são recolhidos por empresa responsável e com experiência no descarte. 
Cuidados com o consumo de medicamentos
 
Lembre-se: o período e as dosagens de medicamentos prescritos pelo seu médico devem ser seguidos rigorosamente.
 
Evite a automedicação. Existem inúmeras doenças com sintomas parecidos e, mesmo para doenças iguais, os tratamentos podem variar de pessoa para pessoa. Somente um especialista pode determinar o tratamento correto para o seu caso.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Lillian Silva

Fonte: Unimed Alfenas