Unimed Alfenas & Responsabilidade Social

Unimed Alfenas & Responsabilidade Social

Responsabilidade Social
A Unimed Alfenas tem o propósito de disseminar a responsabilidade socioambiental, visando o fortalecimento dos princípios do cooperativismo e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Por isso, realiza e apoia a comunidade na promoção de projetos sócio ambientais.

Em 2010, passou a apoiar o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo objetivo é promover os Oito Objetivos do Milênio (ODM). O resultado dos trabalhos desenvolvidos tem rendido à cooperativa, por consecutivos anos, o certificado de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil.

A Unimed Alfenas realiza parcerias com a comunidade local desenvolvendo e apoiando os seguintes projetos sociais e ambientais: Dentro deste contexto, a Unimed é a cooperativa que mais trabalha a Responsabilidade Social no país. E, antenada com esses valores, a Unimed Alfenas possui vários projetos em funcionamento:

Unibaby
O projeto Unibaby é voltado às mães que acabaram de ter seu bebê, esse projeto funciona desde outubro de 2004, e, conta com uma enfermeira que vai até a casa da nova mamãe, no prazo de 72h após a alta hospitalar, objetivando orientar a mãe para o início de uma vida mais saudável, tanto para o bebê quanto para ela.


Projeto “Fraldão Comunitário”
A Unimed Alfenas em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu está disponibilizando para as famílias carentes da cidade o Projeto “Fraldão Comunitário”, que teve início julho de 2013. Este projeto tem o objetivo disponibilizar às famílias beneficiárias do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) através do fornecimento de fraldas para crianças e adultos com necessidades especiais e também fraldas geriátricas para estimular a higiene pessoal e familiar dos beneficiados.

Curso para Cuidador- Um olhar para o Idoso
A Unimed Alfenas mantém sempre participação relevante para o desenvolvimento social da comunidade onde atua, através de suas ações. O Curso para Cuidadores têm como objetivos: facilitar o cuidado diário do paciente, melhorar suas condições de vida e, assim, prevenir possíveis complicações, humanizar a saúde, contribuir para acelerar o processo de recuperação e tratamento de pessoas idosas e/ou debilitadas e acamadas e divulgar o projeto social a fim de fortalecer a imagem da Unimed Alfenas perante a opinião pública.

Projeto Pega-Pilha
A Unimed Alfenas encontrou uma maneira de lutar em prol do meio ambiente por meio do projeto Pega-Pilhas, assim evitamos que resíduos tóxicos, que representam um risco ao meio ambiente e à nossa saúde, voltem a natureza.

Este projeto tem como objetivo envolver comunidade, clientes, colaboradores e cooperados no incentivo de minimizar impactos ambientais e fomentar a reciclagem. Demonstrar aos nossos públicos a preocupação da Unimed Alfenas com os impactos ambientais decorrentes de nossas atividades, e assim ajudar a reduzir a contaminação do meio ambiente, causadas pelos resíduos existentes nas pilhas e baterias.

Coletor de Medicamentos Vencidos
Você sabe como dar o destino correto para medicamentos vencidos? A Unimed Alfenas possui o Coletor de Medicamentos Vencidos em sua sede administrativa e você cliente que tem medicamentos vencidos em sua casa, poderá trazer na Unimed e fazer o descarte correto, colocando no coletor.

Inicialmente, o projeto descarte consciente, é uma parceria com a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e será implantado apenas na sede da Unimed Alfenas. A farmácia da Unifal ficará responsável pelo descarte correto dos medicamentos. Este projeto faz parte do compromisso da Unimed Alfenas em conscientizar os clientes quanto ao consumo adequado e o descarte correto de medicamentos. Faça sua parte!

Energia Legal
O projeto, faz parte dos programas de Responsabilidade Social da cooperativa, foi iniciado na Unimed Alfenas em 2006, mas também pode e deve ser levado à residência de todos. Tem como objetivo minimizar o consumo de energia elétrica.

São pequenas ações que podem resultar em mais economia para a empresa e também para sua casa, afinal, começando aqui você acabará adotando essa consciência também em outros lugares, o que será muito positivo em termos financeiros e ambientais.

Por isso: Utilize a energia elétrica somente quando for realmente necessário; Apague as luzes, os monitores, máquinas de calcular, impressoras quando sair para o almoço, ou quando não forem utilizá-los.

Reciclagem
O consumo de papel contínua excessivo, por isso é importante o trabalho feito pelas empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um menor impacto no meio ambiente.

A Unimed Alfenas desenvolve através de parceria com a APAE de Alfenas e com outras empresas, o projeto “100% papel novo”. Este trabalho de reciclagem é realizado por 30 alunos da APAE que fazem todo o reaproveitamento do material recolhido com trabalhos artesanais e trabalhos pedagógicos.

A Unimed Alfenas adota também as reciclagens de banners, cartão magnético e copos descartáveis. Vamos fazer a nossa parte. Reduzir, reutilizar e reciclar são ações simples que qualquer pessoa pode fazer, assim continuamos a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Inclusão Social
O uso de informática está cada vez mais presente em nossos dias, no mercado de trabalho, nas escolas, em casa etc. Mas as desigualdades sociais dificultam que milhares de pessoas tenham acesso a computadores, criando assim, um abismo cultural.

Ciente desse quadro, a Unimed Alfenas, desenvolveu um projeto em parceria com o SARAI – Serviço de Assistência e Recuperação de Adulto e da Infância, com o objetivo de diminuir este abismo cultural.

Trata-se do Telecentro de Inclusão Digital, um projeto que introduz crianças e adolescentes ao mundo digital e ainda capacita jovens para o mercado de trabalho.

Curso para gestantes
A notícia de que se está esperando um bebê, na maioria das vezes, é uma grande surpresa até para a futura mamãe. No entanto, depois de toda a euforia inicial, certamente aparecem as dúvidas e questionamentos típicos de quem, a partir disso, não está só, mas carrega dentro de si um novo coraçãozinho.

A Unimed Alfenas disponibiliza o Curso para Gestantes, que trata de assuntos como a vacinação da criança, a alimentação da gestante e do bebê que vai chegar, a sexualidade na gestação, a importância do pré-natal e do aleitamento materno, além de esclarecer dúvidas relacionadas ao parto. O curso é gratuito e aberto a população.

PROERD
Para combater a violência social, a Unimed Alfenas apoia o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar, nas cidades de Paraguaçu e Alfenas. O programa é voltado para crianças e adolescentes que estejam frequentando o ensino fundamental, visando a prevenção do uso de drogas e a prática da violência em toda a sociedade.



Parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Alfenas
A Unimed Alfenas implantou e mantém o site da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (www.donaveja.org.br), canal tão importante de divulgação dos trabalhos realizados com essas crianças e adolescentes nas duas unidades da associação.

O Centro de Educação Infantil Cínthia Maria Silva Carvalho - a primeira creche a ser criada em Alfenas - e também o Centro Educacional Nossa Senhora da Rosa Mística. Juntas essas unidades atendem cerca de 300 crianças e adolescentes.
Além do site, a Unimed Alfenas promove ações de incentivo e desenvolvimento da educação.

Mais Responsabilidade Social...
Blitz, Dia Nacional do Trânsito, Carnalfenas, Mostra Alfenas, Dia do Advogado, Campeonato de Bocha, todos estes são apenas alguns eventos em que a Unimed Alfenas se faz presente com sua banca aferindo pressão arterial ou de alguma maneira, apoiando.

Ana Carolina Araújo

Fonte: Unimed Alfenas