Unimed Alfenas & Responsabilidade Social

Unimed Alfenas & Responsabilidade Social

Unimed Alfenas & Responsabilidade Social

Unibaby

O projeto Unibaby é voltado às mães que acabaram de ter seu bebê, esse projeto começou em outubro de 2004 e conta com uma equipe da Medicina Preventiva que vai até a casa da nova mamãe, logo nos primeiros dias de vida do bebê, com o objetivo de orientar a mãe para o início de uma vida mais saudável, tanto para o bebê quanto para ela.


Projeto “Fraldão Solidário”

Esse projeto é em parceria com o Lar São Vicente de Paula, de Alfenas, que consiste na disponibilização de máquina para confeccionar fraldas e envio de matéria-prima. Com o apoio da Unimed com envio de kits para confecção das fraldas é possível fazer 1500 unidades por lote. Todo processo de manufatura das fraldas é feito também através de voluntariado. As fraldas confeccionadas são para o uso dos moradores do Lar São Vicente.

Coletor de Medicamentos Vencidos
Você sabe como dar o destino correto para medicamentos vencidos? A Unimed Alfenas possui o Coletor de Medicamentos Vencidos em sua sede administrativa. Se você tem medicamentos vencidos em sua casa, poderá trazer na Unimed e fazer o descarte correto, colocando no coletor. A Unimed Alfenas também passa nos consultórios dos médicos para recolher os medicamentos vencidos.


Energia Legal
O projeto, faz parte dos programas de Responsabilidade Social da cooperativa, foi iniciado na Unimed Alfenas, mas também pode e deve ser levado à residência de todos. Tem como objetivo minimizar o consumo de energia elétrica.
São pequenas ações que podem resultar em mais economia para a empresa e também para sua casa, afinal, começando aqui você acabará adotando essa consciência também em outros lugares, o que será muito positivo em termos financeiros e ambientais.
Por isso: Utilize a energia elétrica somente quando for realmente necessário; Apague as luzes, os monitores, máquinas de calcular, impressoras quando sair para o almoço, ou quando não forem utilizá-los.


Curso para Cuidador

O Curso para Cuidadores têm como objetivos: facilitar o cuidado diário do paciente, melhorar suas condições de vida e, assim, prevenir possíveis complicações. O curso é uma forma de humanizar a saúde, contribuir para acelerar o processo de recuperação e tratamento de pessoas idosas e/ou debilitadas e acamadas.

Projeto Pega-Pilha
A Unimed Alfenas encontrou uma maneira de lutar em prol do meio ambiente por meio do projeto Pega-Pilhas, assim evitamos que resíduos tóxicos, que representam um risco ao meio ambiente e à nossa saúde, voltem a natureza.
Demonstrar aos nossos públicos a preocupação da Unimed Alfenas com os impactos ambientais decorrentes de nossas atividades, e assim ajudar a reduzir a contaminação do meio ambiente, causadas pelos resíduos existentes nas pilhas e baterias. Todo mês passamos nos consultórios e nas empresas clientes que tem interesse em descartar esse material com a gente.

Reciclagem

A Unimed Alfenas desenvolve, junto com a APAE de Alfenas, o projeto “100% papel novo”. Este trabalho de reciclagem é realizado por alunos da APAE que fazem todo o reaproveitamento do material recolhido com trabalhos artesanais e trabalhos pedagógicos.

Reduzir, reutilizar e reciclar são ações simples que qualquer pessoa pode fazer, assim continuamos a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Inclusão Social
O uso de informática está cada vez mais presente em nossos dias, no mercado de trabalho, nas escolas, em casa etc. Mas as desigualdades sociais dificultam que milhares de pessoas tenham acesso a computadores, criando assim, um abismo cultural.
Ciente desse quadro, a Unimed Alfenas, desenvolveu um projeto em parceria com o SARAI – Serviço de Assistência e Recuperação de Adulto e da Infância, com o objetivo de diminuir este abismo cultural.
Trata-se do Telecentro de Inclusão Digital, um projeto que introduz crianças e adolescentes ao mundo digital e ainda capacita jovens para o mercado de trabalho.

Curso para gestantes

A Unimed Alfenas disponibiliza o Curso para Gestantes, que trata de assuntos como a vacinação da criança, a alimentação da gestante e do bebê que vai chegar, a sexualidade na gestação, a importância do pré-natal e do aleitamento materno, além de esclarecer dúvidas relacionadas ao parto. O curso é gratuito e aberto a população.


PROERD
Para combater a violência social, a Unimed Alfenas apoia o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar, nas cidades de Paraguaçu e Alfenas. O programa é voltado para crianças e adolescentes que estejam frequentando o ensino fundamental, visando a prevenção do uso de drogas e a prática da violência em toda a sociedade.


Comunicação e Marketing

Fonte: Unimed Alfenas