Voltar

Melhore o funcionamento do intestino

Melhore o funcionamento do intestino

Algumas atitudes podem ajudar a acabar com a dificuldade de evacuar e com a sensação de que o intestino não está funcionando normalmente.

Melhore o funcionamento do intestino

9 Dezembro 2016
Existe quantidade de vezes considerada “normal” para ir ao banheiro? Esta costuma ser uma das dúvidas de quem tem dificuldade para evacuar regularmente. Conforme o Ministério da Saúde, cada indivíduo tem seu ritmo. Enquanto algumas pessoas se sentem bem indo ao banheiro apenas a cada dois dias, outras precisam evacuar duas vezes em um mesmo dia. Segundo o órgão, “estar com o intestino preso depende de fatores específicos, mas pode ser definido como ter menos de três evacuações por semana ou evacuar com esforço, com fezes ressecadas, em cíbalos (bolinhas)”. 

Procurar orientação médica é o melhor conselho para quem costuma ficar dias sem evacuar. Em todo caso, existem indicações universais, uma delas diz respeito à alimentação. A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras diariamente, quantidade que ajuda a regular o ritmo do intestino. Por isso é importante ficar atento à rotulagem nutricional dos alimentos e optar por aqueles que possuem maior quantidade de fibras. Abaixo listamos outras dicas importantes que podem contribuir com o fluxo intestinal: 



 

Texto: Rafaela Fusieger

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em