Centro Oncológico

Tratamento Humanizado e Tecnologia Avançada

Centro Oncológico

Tratamento Humanizado e Tecnologia Avançada

A atenção dedicada a qualidade de vida e bem-estar de seus usuários é uma das marcas da Unimed Alto Vale. A cooperativa, que se destaca em oferecer atendimento cada vez mais humanizado, surpreende com o atendimento no Centro Oncológico, inaugurado em 2017. O ambiente foi projetado para tratar pacientes com câncer e, também, para atuar de forma ativa na prevenção e tratamento de patologias. Além da excelente estrutura física, o espaço conta com equipe multidisciplinar que garantem assistência de qualidade, visando o bem-estar, a autoestima e atenção aos pacientes em tratamento quimioterápico. O médico responsável pela Oncologia, Dr. Ângelo de Fáveri, fala sobre o espaço e o atendimento humanizado.

 

Como o paciente chega até o Centro Oncológico?

Os pacientes nos procuram após o diagnóstico da enfermidade. Através do agendamento de consulta, começamos o acompanhamento do paciente. Com o diagnóstico da doença confirmado, procedemos os próximos passos que são: estadiamento da doença, em qual nível está e o tratamento quimioterápico.

 

Como é o acolhimento destes pacientes?

Buscamos acolhê-lo de forma mais humanizada. Para que, com isso, o paciente entenda que a enfermidade não é o fim. Não queremos tratá-lo como um objeto do plano de saúde, mas sim, dar a dimensão humana para ele e explicar que existe um tratamento e que muitas vezes com isso ele pode obter a cura. Hoje em dia temos um arsenal terapêutico muito grande, que nos permite falar em cura ou até mesmo em uma sobrevida a longo prazo. Nesse período buscamos reestabelecer uma condição de vida normal, onde possa chegar em casa, abraçar a família, vir fazer o tratamento animado, otimista, perto de casa, dos familiares, pois isso é muito importante no impacto, na resposta do tratamento. Tudo isso pesa muito, é muito importante.

 

Os pacientes têm acompanhamento?

Brincamos e dizemos que entramos na família do paciente, pois é uma caminhada longa juntos. E acabamos fazendo todo esse segmento, acompanhamento de exames e consulta, ligando para o paciente, procurando nos informar se está tudo bem, como foi o tratamento, se está se sentindo bem, se sentiu alguma coisa após algum procedimento ou quimioterapia e como está sendo isso.

 

Qual a estrutura que a Unimed oferece?

São seis poltronas de quimioterapia para o tratamento, sendo duas com isolamento. Temos um quarto com cama para quimioterapia com infusão mais demorada, para proporcionar um conforto maior ao paciente e familiar, pois ao lado temos uma poltrona. Temos o posto de medicação, com uma visão direta dos pacientes. Dispomos de uma TV para cada dois boxes e no quarto uma TV exclusiva, além de livros e wi-fi. Oferecemos lanches para os pacientes, e quando o tratamento ultrapassa horário do almoço oferecemos a refeição.

Temos também sala de expurgo, consultório médico, sala de procedimentos, sala de vacinação. Na recepção temos uma equipe treinada para acolher bem o paciente, para que ele entenda que esse não é o fim. É uma doença muito séria, mas hoje em dia mudou muito essa perspectiva de câncer. Podemos dar esse acolhimento de forma mais completa.

 

MISSÃO: Prestar atendimento ao paciente de forma segura e humanizada, seguindo protocolos baseados em estudos científicos.

 

VISÃO: Ser um centro de referência para o tratamento de doenças oncológicas no Alto Vale do Itajaí.

 

VALORES: 

Transparência

Ética

Promoção à Saúde

Acompanhamento individual e personalizado

Responsabilidade


Aracéli Hoffmann

Fonte: Unimed Alto Vale