Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

30 Setembro 2014

A Unimed Alto Vale tem como princípio engajar as suas ações dentro do conceito de responsabilidade social. As suas práticas visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, a preservação dos recursos ambientais e a busca pela redução das desigualdades.
 
Conheça algumas ações de Responsabilidade Social que a cooperativa desenvolve nas áreas da saúde, esporte, meio ambiente, cultura, lazer e inclusão social.

 

 

UNIMED VIDA
 
O projeto Unimed Vida tem por objetivo demonstrar a importância da qualidade de vida na integração social e na saúde, promovendo valores éticos, de segurança e cidadania aos alunos envolvidos. Neste sentido, o projeto busca proporcionar aos alunos aprendizagens significativas, que ultrapassem os muros das escolas e que façam parte da rotina familiar, com uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos, desafiado-os a construir conceitos sobre qualidade de vida e a refletir sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa e saudável.


ESPORTE COMUNITÁRIO

Além do estimulo da prática esportiva por meio de aulas gratuitas de tênis de mesa e campo, o projeto Esporte Comunitário tem por objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de participar de atividades que visam à cidadania através de oficinas educativas, palestras, trabalhos interdisciplinares e atividades culturais.
O projeto tem como parceiros a Fundação Cultural e a Fundação Municipal de Desportos (FDM) de Rio do Sul.
 

CURSO PARA GESTANTES

Fruto de uma parceria entre o Hospital Regional Alto Vale e a Unimed, o Curso para Gestantes tem a finalidade de instruir e informar os casais gestantes, contribuindo para um parto mais humano e saudável.
Os encontros realizados duas vezes por semana proporcionam um momento privilegiado, onde os futuros pais aprendem e esclarecem dúvidas relacionadas a questões importantes relacionadas ao pré e o pós-natal com acompanhamento e orientação de uma equipe multidisciplinar.

CAMPANHAS DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Comprometida com a sustentabilidade ambiental a Unimed Alto Vale desenvolve campanhas de Consumo Consciente, que buscam sensibilizar colaboradores, cooperados e a comunidade sobre a importância de mantermos um planeta saudável e equilibrado para as futuras gerações.

RECICLAGEM DOS CARTÕES UNIMED VENCIDOS

A campanha consiste na arrecadação dos cartões Unimed Vencidos.
Atualmente os cartões magnéticos vencidos podem ser entregues na Unimed Alto Vale e em seus prestadores de serviços (Laboratórios, Clínicas e consultórios ) onde se encontram as urnas coletoras. Com a ajuda de todos, milhares de cartões Unimed serão reciclados e manteremos nosso compromisso com a preservação do meio ambiente.

CAMPANHA AJUDE NA LATA

Uma atitude simples pode mover muita gente! A campanha “Eu ajudo na lata”, tem a proposta de arrecadar garrafas pet (de 2 litros) cheias de lacres e trocá-las por cadeiras de rodas para quem precisa. Traga seus lacres na Unimed Alto Vale e contribua com a campanha.

REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

O óleo de cozinha usado tem que ser descartado. Contudo, não pode ser simplesmente jogado na pia da cozinha ou no vaso sanitário. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida. Com o objetivo de minimizar essa agressão ao meio ambiente, o Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Alto Vale desenvolve desde de 2008 o programa "Coleta de óleo de cozinha Usado".

 


Priscila Rachadel