Programa Viver Bem

Com o propósito de promover o bem-estar e oferecer melhor qualidade de vida o Espaço Viver Bem trabalha com um novo modelo para a saúde, tendo como um de seus segmentos a atenção primária e a ênfase na Medicina Preventiva que vão desde a educação em saúde até o acompanhamento contínuo de portadores de condições crônicas.

equipe multiprofissional é composta por médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta, os quais são responsaveis pela reabilitação e o acompanhamento dos beneficiarios por meio de atividades em grupos, palestras, monitoramentos individuais, atividades físicas e oficinas.

 

Gerenciamento de Crônicos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, são consideradas um sério problema de saúde pública mundial. As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

Visando estabelecer uma prática assistencial com qualidade e estímulo à promoção, prevenção e recuperação da saúde, a Unimed Andradas desenvolveu o Programa Viver Bem – Gerenciamento de Saúde – Crônicos. O programa oferece educação e monitoramento em saúde realizados pela equipe multiprofissional do Programa Viver Bem.

 

Como funciona:

Induz o cliente à mudança através de métodos de educação em saúde, coordenando mudanças adequadas ao estilo de vida de cada um em função do autocuidado.
O Programa funciona através de tele monitoramento, atendimento presencial e/ou atividades educativas promovidas pela equipe multidisciplinar:

a) Mensalmente, por meio de contato telefônico, uma enfermeira checa informações de saúde referentes a exames médicos, hábitos de vida e possíveis intercorrências, estabelecendo orientações e novas metas de controle de acordo com o protocolo referente à patologia instalada, considerando o perfil e a individualidade do cliente;
b) As orientações/evoluções, ações e informações de saúde são registradas no prontuário de cada cliente, possibilitando que a equipe do Espaço Viver Bem acompanhe e comprove a periodicidade da assistência prestada a cada cliente, bem como a data de agendamento do próximo contato.

c) Os atendimentos presenciais pela equipe multidisciplinar seguem o plano de trabalho desenvolvido para o paciente.

d) A participação no Programa não exclui a necessidade de acompanhamento do cliente pelo médico assistente.

 

Objetivos:

  • Controlar fatores de risco
  • Trabalhar com os pacientes, suas famílias e seus médicos por meio da orientação e coordenação do uso de recursos, melhorando assim, a qualidade de vida dos beneficiários pela consequente diminuição de complicações oriundas de sua doença
  • Fornecer as informações necessárias para que as decisões sejam tomadas de maneira consciente, promovendo o autocuidado e motivando para a mudança de comportamento.

 

Critérios de Inclusão

São elegíveis para o Programa os clientes titulares e dependentes que contemplarem todas as seguintes condições

  • Estar em dia com suas obrigações junto ao plano de saúde
  • Passar por avaliação prévia da equipe do Espaço Viver Bem para determinar elegibilidade ao Programa
  • Ter aceite/assinatura no Termo de Consentimento do Programa de Acompanhamento de Crônicos
  • Ter condição de locomoção para comparecer às atividades previstas no plano de cuidados e manter atualizados os dados de contato para comunicação da equipe
  • Ser portador de uma ou mais das patologias incluídas no programa: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
  • Possuir médico assistente e informar o contato deste à equipe do Programa
  • Consentimento/adesão do beneficiário ao Programa
  • Atender aos pré-requisitos anteriormente citados

 

Critérios de Desligamento

  • Desistência do cliente em participar do Programa*
  • Exclusão do plano de saúde Unimed Andradas ou inadimplência
  • Mudança de estado clínico que impeça sua plena participação no Programa
  • Não participação efetiva do cliente no Programa
  • Postura e/ou comportamento inadequado com a equipe do Programa, por parte do cliente ou membro do núcleo familiar;
  • Não cumprimento das orientações e condições estabelecidas no Termo de Consentimento do Programa que deve ser assinado pelo cliente no momento da adesão.

* O cliente pode solicitar seu desligamento do Programa a qualquer momento que julgue oportuno, sem nenhuma penalidade, entrando em contato com o Espaço Viver Bem da Unimed Andradas para assinar o Termo de Desligamento do Programa.

 

Quero Participar. E agora?

Se você tem o perfil ou quer indicar alguém que tenha para participar do Programa preencha o formulario abaixo e entre em contato com o Espaço Viver Bem ou converse com seu médico.

Quero Participar!

Fale com a gente! Nós podemos lhe ajudar a mudar hábitos e melhorar sua qualidade de vida.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.