Sobre a Unimed

Sobre a Unimed

O movimento conta a intermediação na medicina ganhou força em Santos, onde o Sindicato e a Associação dos médicos resistiram à mercantilizarão e geraram o que viria a se transformar na primeira cooperativa de trabalho médico do país e das Américas. Com a iniciativa do ginecologista-obstetra Edmundo Castilho, em 18 de dezembro de 1967, era criada, por um grupo de 23 médicos, a União de Médicos – Unimed.
Além da preservação do caráter liberal da profissão médica, as cooperativas se diferenciam por não visar lucro e atuar com vistas ao resgate da ética e do papel social da Medicina.
O cooperativismo médico preconizado pela Unimed não seguiu um modelo linear de implantação nas diferentes cidades brasileiras. Enquanto algumas regiões se estruturavam em novas singulares, outras já organizavam suas federações, as chamadas cooperativas de segundo grau, formadas por um mínimo de três singulares. A constituição das cooperativas de segundo grau foi vital para que a Unimed pudesse consolidar sua marca e a proposta de cooperativismo medico no país. Com mais oportunidades para trocar informações, as singulares se desenvolveram e impulsionaram o aparecimento de outras.
Na estrutura do Sistema Cooperativo Unimed, as singulares associam-se para formar cooperativas de segundo grau, as federações. Estas por sua vez, se reúnem e forma a Confederação, cooperativa de terceiro grau, que entre outras responsabilidades tem o papel de representar, integrar e orientar a atuação das cooperativas médicas e empresas do Sistema, defendendo, fortalecendo e consolidando a marca Unimed.
Hoje a Unimed é considerada a maior cooperativa de serviços médicos do mundo, prestando assistência para 15 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo país.
Com muita capilaridade dentro do território nacional, o Sistema Unimed é composto por mais de 380 cooperativas de trabalho médico, congregando 106 mil médicos cooperados.
Desde sua criação, a Unimed cumpre papel fundamental na estrutura suplementar de saúde – papel esse claro e reconhecido com a liderança nacional no setor. Mas essa não é sua única face. A Unimed também é uma agente social das mais ativas, sinônimo cada vez mais eloquente de organização engajada e socialmente compromissada com o país.
A relevância dos inúmeros papéis que representa todos eles centrados no conceito da dignidade daqueles que dela dependem de alguma forma, faz da Unimed uma marca ímpar e, como tal, construída por milhões de clientes, cooperados e colaboradores.