Voltar

Bacalhau: benefícios do peixe e como criar receitas saudáveis com ele

Bacalhau: benefícios do peixe e como criar receitas saudáveis com ele

Vai preparar bacalhau? Veja todos os benefícios desse peixe e dicas para extrair somente o melhor desse prato delicioso

Bacalhau: benefícios do peixe e como criar receitas saudáveis com ele

7 Abril 2020
Delicioso e versátil, o bacalhau também faz muito bem à saúde e é recomendado para quem quer perder peso ou repor vitaminas dos tipos A, D e E. Separamos dicas para garantir que o preparo seja realizado da forma mais saudável possível. 

Os benefícios do bacalhau para a saúde

fatias de bacalhau cru em uma mesa
O bacalhau é um peixe magro, rico em ômega 3 e em vitaminas A, D, E, B6 e B12. Esse alimento tem baixo valor calórico e é uma fonte de magnésio, fósforo, cálcio e sódio.
 
Considerado um grande tesouro, se preparado da forma correta, o bacalhau consegue trazer benefícios que podem ser sentidos no corpo em poucos dias. Incluir esse alimento no cardápio é uma escolha certeira para quem busca diminuir o colesterol ruim (LDL) e fortalecer o sistema imunológico. Abaixo, confira a série de benefícios diretos que ele traz para a saúde:
 

1 - É rico em proteínas

Quem busca uma dieta rica em proteínas e quer ficar longe de alimentos que tragam muitas calorias, o bacalhau é uma ótima escolha. Ele ajuda a deixar os músculos saudáveis e é um grande aliado de quem faz exercícios com foco na musculatura, pois ajuda a reparar possíveis desgastes. 
 

2 - Ajuda a reduzir o estresse

Os ácidos graxos presentes no bacalhau ajudam o sangue a ser impulsionado para o cérebro, reduzindo sintomas de estresse e ansiedade, característicos de transtornos como depressão.
 

3 - Reduz os riscos de ter câncer no cólon

Por ter vitamina B12, vitamina D e selênio, o bacalhau é um grande aliado também para a prevenção do câncer de cólon. No entanto, para sentir os efeitos desse benefício, uma dieta com o alimento precisa ser feita de forma regular. 
 

4 - Ajuda a proteger a pele

Tudo que consumimos tem efeito na nossa pele. O bacalhau é um dos alimentos que fazem bem por ter muita vitamina A, que ajuda a prevenir a indesejada acne. Com o consumo desse peixe, a pele começa a tornar-se menos oleosa.
 

5 - Deixa a saúde cardiovascular em dia

A saúde do coração depende de muitas substâncias, uma delas é o magnésio, muito presente no bacalhau. Ele mantém regulados os batimentos.
 

Dicas para criar receitas de bacalhau saudáveis

prato de bacalhau
O bacalhau pode ser preparado de muitas formas, mas antes de consumi-lo é essencial lembrar que tudo em excesso pode fazer mal ao nosso organismo. Crie um cardápio variado que adicione esse alimento pelo menos uma vez na semana e escolha um modo de preparo saudável, evitando combiná-lo com outros ingredientes menos saudáveis ou usar métodos que tiram todos os seus benefícios, como é o caso da fritura. Veja abaixo algumas dicas para deixar o bacalhau saudável. 
  • Retire a pele: o bom do bacalhau está na sua parte branca
  • Opte pelo preparo no forno
  • Lave o bacalhau com água corrente para tirar o sal em excesso
  • Aposte em legumes a vapor como acompanhamento: cenoura, brócolis, cebola
  • Deixe-o de molho para dessalgar por completo na geladeira, por um dia inteiro, trocando a água algumas vezes
  • Opte por azeite de oliva no preparo, no lugar do tradicional óleo de cozinha
  • Preparar o bacalhau no vapor também é uma opção saudável
  • Incluir ervas finas potencializa o sabor e deixa o prato mais leve

 

Bacalhau para hipertensos: como preparar? 

bacalhau cru
Apesar de todos os benefícios, hipertensos precisam ter cuidado extra ao consumir bacalhau por conta dos seus altos níveis de sódio. O ideal para quem tem essa condição é focar bastante no processo de dessalgar o alimento. É importante salientar que isso não muda o sabor do bacalhau, tampouco diminui seus nutrientes. 
 
Deixe o bacalhau mergulhado em água durante um ou dois dias completos para fazer a dessalga. É importante trocar a água a cada quatro horas para garantir que o sal esteja sendo retirado de fato. Antes do preparo, lavar em água corrente e incluir como acompanhamentos alimentos aliados para manter os níveis de pressão equilibrados são boas escolhas! 

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (5 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em