Voltar

Suco ou fruta em pedaço?

Suco ou fruta em pedaço?

Suco ou fruta em pedaço?

28 Março 2018

 

Cheirosas, coloridas, saborosas, as frutas ocupam lugar de destaque nas bancas das feiras e gôndolas de supermercados, especialmente no verão.

O Brasil tem o privilégio de cultivar centenas de variedades e de oferecer boa parte delas a baixo custo, especialmente as chamadas frutas da estação. Além de saborosas, as frutas são fundamentais para a boa saúde.

As frutas têm um sabor doce que agrada praticamente todas as pessoas. Vitaminas, sais minerais, carboidratos, fibras e água são os nutrientes mais comuns nas frutas.

Para serem consumidas em pedaços, as frutas devem ser fracionadas próximo ao momento do consumo, porque, embora o sabor possa permanecer, as vitaminas do complexo B e C, as mais instáveis e sensíveis às variações de temperatura, se perdem. 

         A fibra solúvel, presente nas cascas e nas partes brancas, diminui o índice glicêmico da fruta porque torna o processo digestivo e absortivo mais lento, evitando picos de açúcar no sangue após a refeição. Dessa forma, sua ação no controle glicêmico é benéfica para todos, principalmente para diabéticos ou aqueles que tem propensão a desenvolver a doença. Ela também aumenta a excreção nas fezes de sais biliares, importantes nas pessoas com colesterol e triglicerídeos altos.

         Um modo prático, simples e saudável de comer a fruta é mastigando-a até transformá-la em suco na boca. Para aqueles que, por algum motivo especial, têm que tomar o suco da fruta, o ideal é não coá-lo, consumindo-o imediatamente após seu preparo. Isso é necessário porque, nesse processo, alguns nutrientes são perdidos e maior quantidade de frutose é concentrada devido ao uso de mais de uma fruta.

         Diariamente, é importante a ingestão de três a cinco frutas juntamente com alimentos integrais, para eu os benefícios mencionados sejam alcançados. Lembre-se de que em situações em que se exige mais do organismo na ingestão de líquidos, as melhores opções para saciar a sede são a água natural e a água de coco.

Entre morder a fruta e beber o suco, o mais importante é ingerir a fruta. A água que se adiciona ao suco, desde que seja absolutamente potável, vem suprir a necessidade de líquido do nosso organismo. Por outro lado, ao mastigarmos a fruta crua, estaremos estimulando todo nosso sistema digestório.

         Portanto, comer frutas equivale a ter melhor saúde. Aproveite!

 

 

 

 

 


Viviane Oliveira

Fonte: Revista e Saúde, edição Março de 2015


  • Pessoas  segurando uma pasta
  • homem segurando tablet
  • senhora com tablet conhecendo os planos da unimed