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Suco ou fruta em pedaço?

Suco ou fruta em pedaço?

Suco ou fruta em pedaço?

4 Abril 2017

 

Cheirosas, coloridas, saborosas, as frutas ocupam lugar de destaque nas bancas das feiras e gôndolas de supermercados, especialmente no verão.

O Brasil tem o privilégio de cultivar centenas de variedades e de oferecer boa parte delas a baixo custo, especialmente as chamadas frutas da estação. Além de saborosas, as frutas são fundamentais para a boa saúde.

As frutas têm um sabor doce que agrada praticamente todas as pessoas. Vitaminas, sais minerais, carboidratos, fibras e água são os nutrientes mais comuns nas frutas.

Para serem consumidas em pedaços, as frutas devem ser fracionadas próximo ao momento do consumo, porque, embora o sabor possa permanecer, as vitaminas do complexo B e C, as mais instáveis e sensíveis às variações de temperatura, se perdem. 

         A fibra solúvel, presente nas cascas e nas partes brancas, diminui o índice glicêmico da fruta porque torna o processo digestivo e absortivo mais lento, evitando picos de açúcar no sangue após a refeição. Dessa forma, sua ação no controle glicêmico é benéfica para todos, principalmente para diabéticos ou aqueles que tem propensão a desenvolver a doença. Ela também aumenta a excreção nas fezes de sais biliares, importantes nas pessoas com colesterol e triglicerídeos altos.

         Um modo prático, simples e saudável de comer a fruta é mastigando-a até transformá-la em suco na boca. Para aqueles que, por algum motivo especial, têm que tomar o suco da fruta, o ideal é não coá-lo, consumindo-o imediatamente após seu preparo. Isso é necessário porque, nesse processo, alguns nutrientes são perdidos e maior quantidade de frutose é concentrada devido ao uso de mais de uma fruta.

         Diariamente, é importante a ingestão de três a cinco frutas juntamente com alimentos integrais, para eu os benefícios mencionados sejam alcançados. Lembre-se de que em situações em que se exige mais do organismo na ingestão de líquidos, as melhores opções para saciar a sede são a água natural e a água de coco.

Entre morder a fruta e beber o suco, o mais importante é ingerir a fruta. A água que se adiciona ao suco, desde que seja absolutamente potável, vem suprir a necessidade de líquido do nosso organismo. Por outro lado, ao mastigarmos a fruta crua, estaremos estimulando todo nosso sistema digestório.

         Portanto, comer frutas equivale a ter melhor saúde. Aproveite!

 

 

 

 

 


Viviane Oliveira

Fonte: Revista e Saúde, edição Março de 2015


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