Voltar

Seus planos para 2018

Seus planos para 2018

Seus planos para 2018

12 Janeiro 2018

Início de ano é sempre tempo de reflexão e de fazer planos. Entre eles sempre está presente algum pensamento voltado para saúde, seja para o corpo, como perder peso, por exemplo, seja para mente, como diminuir o estresse da rotina de trabalho.

Nos últimos anos o estilo de vida tem mudado bastante, e avanços tecnológicos que facilitam inúmeras tarefas, podem contribuir para que adotemos comportamentos que comprometem nossa saúde.

Para manter e, principalmente, para melhorar a sua saúde é preciso pensar sobre o modo como você vive, ou seja, seu estilo de vida. Essa ação da pessoa olhar para si, observar e escolher ações e formas para se cuidar é chamada de autocuidado.

Alimentação fora de hora e rica em açúcares e gorduras, falta de atividade física regular, excesso de peso, fumo, consumo de bebidas alcoólicas e altos níveis de estresse podem se tornar companheiros do seu dia a dia.

Existem muitos riscos e doenças associados a esses hábitos de vida, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus e alguns tipos de câncer. Assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o seu bem-estar, pode evitar o surgimento de algumas doenças ou fazer com que elas se manifestem mais tarde em sua vida. Também diminui a chance do desenvolvimento de complicações se você já é portador de alguma doença.

Os profissionais de saúde vão orientar, auxiliar e acompanhar você nesse processo, apoiando o autocuidado. Por isso não perca as chances de conhecer sua condição de saúde e adotar medidas simples para sua melhoria, não apenas no início de ano, mas a vida inteira.


Graziela de Fatima Carvalho Braga