Voltar

Arraiá saudável movimenta programa de educação alimentar

Arraiá saudável movimenta programa de educação alimentar

Arraiá saudável movimenta programa de educação alimentar

17 Julho 2019


Pudim de tapioca com côco ralado é baum demais da conta sô

Quem é que não gosta de entrar no balancê das festas juninas e julinas? Tem muita gente que não perde essa tradição e acaba entrando no clima, principalmente, quando tem aquelas comidas típicas. Mas, esse hábito pode não ser muito saudável. É justamente aqui que entram os programas Educação Alimentar e Peso Saudável, realizados pelos profissionais do espaço Viver Bem da Unimed Barbacena. Hoje, 35 pessoas entre beneficiários e comunidade participam das atividades todas as quartas-feiras, com foco em dinâmicas que visam interação e aprendizado sobre bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas e controle da ansiedade.

Na última atividade realizada foram preparados e servidos chá de casca de abacaxi, pão de batata doce, creme de ricota temperado com ervas, caldo de couve flor com frango desfiado e um delicioso pudim de tapioca com côco ralado. E olha todo mundo provou e aprovou! Segundo a nutricionista do Viver Bem, Viviane Oliveira, a intenção de fazer a oficina culinária é minimizar a prática da compra de alimentos ultra processados. “É muito fácil ir ao mercado não prestar atenção no que está comprando, pensando em praticidade.  Mas, para mostrar que cozinhar em casa é saudável, a gente usa os alimentos in natura na integra, minimizando aditivos , corantes e é muito fácil. As pessoas podem fazer em casa”, disse.


Bons hábitos resumem bem o sentimento de alegria

Programas

O Programa Educação Alimentar é destinado aos clientes que apresentam o peso corporal adequado, ou seja, sem diagnóstico de obesidade. O objetivo é apresentar um conhecimento que estimule a autonomia, autocuidado e a responsabilidade com a própria saúde.

Já o Programa Peso Saudável é contemplado com a participação de clientes com diagnóstico nutricional de obesidade. O objetivo é preparar, orientar, acompanhar e capacitar os participantes para prevenir e/ou minimizar os agravos associados ao excesso de peso.