Voltar

Cooperados acompanham apresentação sobre o cenário da saúde no Brasil

Cooperados acompanham apresentação sobre o cenário da saúde no Brasil

Cooperados acompanham apresentação sobre o cenário da saúde no Brasil

12 Agosto 2019


Luiz Otávio de Andrade durante o encontro

Todos envolvidos em um só plano: o de tornar a cooperativa cada vez mais forte! Foi com essa ideia que os médicos cooperados da Unimed Barbacena lotaram o auditório da cooperativa para acompanhar o encontro sobre o futuro da saúde no Brasil e conhecer mais sobre o Unimed Pleno. Estiveram presentes, representantes da Unimed Federação Minas, entre eles, o presidente executivo, Luiz Otávio de Andrade, e o assessor de atenção à saúde, Guilherme da Silveira. Eles tiveram a oportunidade de apresentar e debater soluções com temas relacionados ao cenário da saúde no Brasil. Segundo o presidente executivo da Unimed Federação Minas, encontros como esse fazem toda a diferença para a cooperativa.

“Fundamental. O grande diferencial da cooperativa é a capacidade de mobilizar os atores envolvidos pra buscar as melhores soluções para os problemas que acontecem com todas as empresas. Então eu acho que o ambiente cooperativo, a possibilidade de debater, buscar soluções junto aos cooperados é o grande diferencial. Encontros como esses são fundamentais para que eles entendam o cenário e consigam propor soluções e, principalmente, entender que as soluções coletivas são úteis para todos em algum momento”, afirmou Luiz Otávio.

As ideias também foram apresentadas durante a apresentação do modelo de Atenção Integral à Saúde, o APS. O novo conceito em saúde foi apresentado pelo assessor de atenção à saúde.

“Tudo o que a gente faz dentro da Unimed o cooperado é o elo que nos faz trazer bons resultados dentro da cooperativa. Isso só acontece com informação. A gente precisa levar a todos eles o entendimento de todas as ações que a gente vai ter. E o objetivo desse encontro foi justamente mostrar ao cooperado as vantagens que o APS pode trazer pra ele como médico, e principalmente, para sua cooperativa”, afirmou Guilherme.

O assessor destacou também a necessidade de um bom planejamento para que o novo produto possa evoluir. “Uma APS para funcionar bem, ela tem que ter uma equipe preparada, tem que ter a referência e contra referência, especialistas que possam ajudar na condução dos casos desses pacientes, ou seja, é uma junção, um trabalho em equipe, um trabalho conjunto bem feito traz um APS de boa qualidade”, disse.

Para o diretor financeiro da Unimed Barbacena, Dr. Antônio José, reuniões produtivas assim contribuem para o sucesso da cooperativa. “Eu acho que do tempo que eu estou na cooperativa talvez tenha sido a nossa reunião mais produtiva, tanto pelo quórum maior que veio, quanto pelo nível da discussão. As apresentações com muita base para poder desenvolver uma discussão ampla e profunda sobre o cenário e a mudança necessária no modelo de assistência. Então meu balanço é que foi uma reunião muito produtiva não só pra Barbacena em si, mas pra classe médica como um todo. Todos que tiveram a oportunidade de participar”, destacou.