Voltar

Dia de Cooperar arrecada mais de duas toneladas de alimentos

Dia de Cooperar arrecada mais de duas toneladas de alimentos

Dia de Cooperar arrecada mais de duas toneladas de alimentos

7 Agosto 2019


Parte do alimento arrecadado durante o dia de cooperar 2019

Solidariedade e transformação num único gesto de cooperação! Assim podemos definir a participação da sociedade junto com a Unimed Barbacena durante a celebração do maior movimento cooperativista de voluntariado do país. Ao todo foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos e aproximadamente mil e duzentos litros de leite durante três semanas de campanha nos supermercados Sales e Super Mais de Barbacena. As entidades Casa do Velho Amigo Fundação João XIII (Pastoral da Criança e do Menor), Creche OSFA (Obra Social Fé e Alegria), Rosa de Saron e Aliança de Misericórdia receberam as doações.

Segundo a coordenadora de projetos sociais da Fundação João XIII, Maria José Mattos, o ato solidário realizado pela Unimed Barbacena em parceria com a sociedade gera economia para a realização de novas ações.  “Com as doações da Unimed e das pessoas de bom coração de Barbacena, serão servidos em média, cerca de 6 mil refeições nos próximos três meses para as 240 crianças e adolescentes. Com essa economia, outros investimentos poderão ocorrer na entidade, em beneficio deste grupo. A Fundação João XXIII/Pastoral da Criança e do Menor, acredita que o maior beneficiado é aquele que partilha, pois, poder doar é uma benção, significa que você recebeu tanto que pode dividir e esse ato produz um sentimento único chamado: felicidade”, destacou. 

A coordenadora da OSFA, Obra Social Fé e Alegria, Marilda Aparecida Fonseca, também comemorou as doações para as mais de quarenta crianças atendidas pela entidade. “Pra gente representa muita coisa, porque aqui é uma entidade filantrópica e a gente não recebe nenhum tipo de ajuda, a gente conta mesmo com doações. E esse evento que vocês fizeram, o dia de cooperar, ajudou demais. Só tenho mesmo que agradecer vocês e eu tenho certeza que vai ser muito bem aproveitado. Com isso nós vamos oferecer uma melhor alimentação para as crianças”, disse.

Homenagem


Colaboradores com os jovens da Fundação João XXIII

A Unimed Barbacena recebeu durante essa semana alguns jovens que são atendidos pela Fundação João XIII. Eles vieram acompanhados de diretores e voluntários da entidade, e homenagearam, com mensagens e rosas, diretores e colaboradores da Unimed Barbacena pela iniciativa.  Segundo o diretor administrativo da Unimed Barbacena, Dr. Sessue Lopes, a responsabilidade social é uma das preocupações da cooperativa. “Na verdade, a Unimed faz esse tipo de trabalho não só na parte que lhe compete em relação a plano de saúde, mas também a parte social, que a gente considera fundamental não só nas redondezas, mas em outras regiões envolvendo a Unimed como um todo. Tivemos uma participação na Sociedade São Miguel Arcanjo com a doação de cadeira de rodas. Foi um momento muito estimulante, prazeroso e até emocionante, porque a gente vê que traz benefício para essas pessoas. E agora como outras entidades que a gente ajudou de alguma forma, o relato também foi muito gratificante", destacou. 

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A campanha está alinhada com o 7º principio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social. No ano passado, em Minas Gerais, o Dia C reuniu 263 cooperativas, de 345municípios, com cerca de 54 mil voluntários atuando em benefício 1.079.729 de pessoas.