Voltar

Risco de afogamento: Dicas importantes para um lazer mais seguro

Risco de afogamento: Dicas importantes para um lazer mais seguro

Risco de afogamento: Dicas importantes para um lazer mais seguro

18 Janeiro 2019

Com o período de férias e o verão, a procura por lugares onde tem-se cachoeiras, lagos, praias e piscinas aumenta significativamente. Mas é preciso atenção e cuidado para que o período de descanso e distração não se torne um pesadelo.

De acordo com o Tenente Pedro Aihara, da Assessoria de Comunicação Organizacional do CBMMG, para evitar que o período de férias e de descanso com a família seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas dicas, que são extremamente simples.

Primeiramente, escolha um local seguro, dando preferência para lugares que tenham bombeiros militares ou guarda-vidas realizando a supervisão dos banhistas.

 

As lagoas e os rios são os locais que mais acontecem afogamentos em Minas Gerais. Esses balneários possuem características específicas que potencializam as chances de afogamento. A água turva ou escurecida de lagoas e cachoeiras podem esconder riscos para os banhistas. Ao nadar em lagos, é preciso tomar cuidado com objetos que estejam submersos; em cachoeiras, o desnível de uma pedra para outra também pode ser um perigo.

 

Ao avistar uma pessoa se afogando, o Tenente afirma que o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência. Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ainda dispõe em seu site, outras dicas essenciais para que se tenha mais segurança e evite acidentes aquáticos. Dentre elas:

*Nunca nade sozinho.

*Se ingerir bebida alcoólica não entre na água.

*Permaneça próximo à margem.

*Nunca salte de locais elevados para dentro da água.

*Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos).


Célio Mendes

Fonte: http://www.bombeiros.mg.gov.br/component/content/article/32-embm/67527-cbmmg-afogamentos-dicas.html