Voltar

Atitudes seguras para motoristas e ciclistas

Atitudes seguras para motoristas e ciclistas

Relação harmônica no trânsito, com atitudes específicas de cada uma das partes, é fundamental para garantir a segurança de todos.

Atitudes seguras para motoristas e ciclistas

6 Maio 2016
Em época de comemoração do movimento internacional Maio Amarelo, com as atenções voltadas para ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a boa convivência entre ciclistas e motoristas também precisa estar em evidência, principalmente num momento em que a bicicleta tem conquistado mais adeptos, sendo considerada um meio de transporte sustentável, que promove saúde e qualidade de vida. Para se ter ideia, no Estado de São Paulo entre 2013 e 2014 houve um aumento de 50% no número de ciclistas, passando de 174,1 mil pessoas em 2013 para 261 mil no ano seguinte. 

Na medida em que há mais adeptos à bicicleta, torna-se mais comum ouvir reclamações de ambas as partes durante o compartilhamento de uma via. Por isso atitudes de bom senso, direitos e obrigações precisam ser disseminadas. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), as bicicletas, devido à sua fragilidade, têm prioridade diante dos carros. Durante a conversão em uma via, por exemplo, o motorista deve dar preferência ao ciclista, permitindo que ele faça o cruzamento de forma segura. Abaixo separamos diversas outras práticas específicas para cada perfil, ajude a compartilhá-las!


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Portal do Trânsito / Cartilha do Ciclista (Ministério das Cidades) / Site Maio Amarelo / Site Estadão

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em