Voltar

Como prevenir a dor nas costas

Como prevenir a dor nas costas

Rever hábitos posturais e prezar pela prática de exercícios físicos pode ser decisivo na prevenção do problema.

Como prevenir a dor nas costas

15 Junho 2016
Pare para refletir sobre o número de pessoas que você já ouviu reclamando de dor nas costas, muito provavelmente foram muitas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial apresentará queixa de dor nas costas durante a vida. Diversas causas da dor podem estar ligadas a hábitos do dia a dia e condições físicas, entre elas obesidade, avanço da idade, estresse, erros posturais, posições incorretas no ambiente de trabalho e execução errada de exercícios físicos. 

As dores nas costas podem ser crônicas ou agudas. A dor aguda, de aparecimento súbito, que ocorre por exemplo após uma queda ou ao levantar algo muito pesado, costuma desaparecer de forma repentina assim como surgiu, ela é o tipo mais comum de dor nas costas. Para ser classificada como aguda, a dor não deve durar mais de seis semanas. A dor crônica, por outro lado, pode surgir de forma repentina ou lentamente, porém, se estende por um longo período de tempo. Em geral, a dor que dura mais de três meses é considerada crônica. 

Previna a dor nas costas
• Pratique atividade física como musculação, hidroginástica, pilates ou natação, para fortalecer a região abdominal. 
• Pratique os exercícios físicos acompanhado de um profissional capacitado, pois movimentos mal executados podem causar danos. 
• Não fume, o fumo reduz a irrigação dos vasos nos discos vertebrais que protegem a coluna e faz com que eles percam a maleabilidade.
• Procure relaxar e evite o estresse. 
• Se você costuma ficar muito tempo sentado, tente levantar-se a cada 30 minutos. A posição sentada faz com que o peso corporal passe a se concentrar preferencialmente na porção inferior da coluna. 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Senado.gov / Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein / MedlinePlus / National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (EUA)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em