Voltar

O que pode ser reciclado?

O que pode ser reciclado?

Diversos materiais são colocados de forma equivocada no lixo reciclável. Veja uma série de informações para tornar a sua coleta seletiva correta.

O que pode ser reciclado?

7 Junho 2016

Aderir à coleta seletiva é uma das maneiras mais simples de contribuir com o planeta. É possível adaptar esse hábito ao dia a dia sem precisar de muitos materiais, apenas conhecimento sobre o que pode e o que não pode ser reciclado. Porém, é justamente este ponto que gera dúvidas, há materiais considerados obviamente recicláveis, mas que na realidade devem estar no lixo orgânico. Para ajudar na tarefa da separação correta, detalhamos os materiais recicláveis e não recicláveis.

ATENÇÃO: Há empresas responsáveis pela coleta seletiva que solicitam que os materiais separados para reciclagem devam ser limpos antes de ir para o lixo. Porém, outras informam que não há necessidade desse procedimento, pois a limpeza é realizada no momento que os materiais chegam ao destino final. Informe-se a respeito das recomendações para a sua cidade.

Normalmente a coleta seletiva do lixo doméstico é unificada, isso quer dizer que todo o material reciclável é transportado no mesmo espaço, a separação ocorre quando o lixo chega ao destino final. Dessa forma, é possível ter em casa apenas dois recipientes para o lixo, um destinado aos orgânicos (não recicláveis) e o outro aos recicláveis. Caso haja algum item que possa ferir no contato, como cacos de vidro e latas abertas com abridor, prepare uma proteção extra, colocando-os dentro de outra embalagem antes de juntar aos demais recicláveis.

LIXO ELETRÔNICO

É possível adotar algumas atitudes para evitar o aumento de lixo eletrônico e, consequentemente, prejuízos ao meio ambiente. Os equipamentos que estão em condições de ser reaproveitados podem ser doados a programas sociais de inclusão digital. Caso a intenção seja o descarte, é necessário cautela, pois as substâncias químicas presentes podem causar danos à saúde. Recomenda-se deixar em pontos específicos destinado à coleta desses materiais. 

 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Site Comcap / Blog Bapi Goiânia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em