Voltar

Responsabilidade Social é a resposta

Responsabilidade Social é a resposta

Responsabilidade Social é a resposta

29 Novembro 2005
 

Em 1975, o Brasil tinha mais de 100 milhões de habitantes, e se iniciava um processo de distensão política. Que, uma década adiante, resultou na chamada abertura política. Não havia microcomputadores, e a televisão em cores ainda era um luxo usufruído por poucas famílias brasileiras.

Nem CD, muito menos DVD: o lazer nos lares ainda era majoritariamente proporcionado pelas novelas, e pelos jogos de futebol (hábitos que se mantêm até hoje).

Foi exatamente há 30 anos que as cooperativas Unimed ganharam um ‘guarda-chuva’ institucional, fundamental para que este sistema se tornasse o maior do cooperativismo de saúde mundial. Mais do que isso, um modelo a ser seguido pelas cooperativas que atuam no ramo saúde, pelo mundo afora, segundo entidades internacionais como a Organização Internacional das Cooperativas de Saúde – International Health Cooperative Organization (IHCO).

Dos hoje cerca de 180 milhões de brasileiros, mais de 35 milhões recorrem à saúde suplementar, ou seja, a planos ou a seguros saúde. E, neste segmento, a Unimed tem total e absoluto êxito, comprovado por seus números: é a maior rede de assistência médica do Brasil, com 98 mil médicos, e perto de 11,7 milhões de usuários. Detém cerca de 33% do mercado nacional de planos de saúde, com tendência de crescimento desta participação, segundo pesquisas recentes. O faturamento do Sistema Unimed – formado por 376 cooperativas –, em 2004, foi da ordem de R$ 10 bilhões.

A base de todo este Sistema é a promoção e o desenvolvimento da saúde e da qualidade de vida dos brasileiros. E o cimento deste Sistema é a Responsabilidade Social, compromisso indissociável das cooperativas Unimed. Que estão sempre próximas das iniciativas sociais, esportivas e culturais das comunidades em que atuam.

Uma marca não se torna campeã em todos os rankings possíveis e imagináveis, como é o caso da Unimed, sem que os usuários de seus planos percebam que a Responsabilidade Social é um compromisso efetivamente cumprido. Para o Sistema Unimed, este compromisso é natural, está no DNA de cada cooperativa que o integra.

Além disso, a Responsabilidade Social é a resposta principal para a pergunta que antecedeu a criação da Unimed do Brasil: como gerir a marca Unimed, preservando seus valores e propostas, sem interferir na independência de cada cooperativa, e, ao mesmo tempo, estabelecendo um vínculo indissolúvel com os usuários de nossos planos e com suas famílias?

É por isso que este aniversário de 30 anos é comemorado com o sucesso do Selo de Responsabilidade Social, que já credencia 144 cooperativas Unimed em todo o Brasil.

Os desafios de 1975 se modificaram, em alguns casos; em outros, os problemas se tornaram mais graves, demandando ações coordenadas de todas as organizações dispostas a melhorar a vida dos brasileiros. A Unimed do Brasil reafirma, neste aniversário, seu compromisso com milhões de brasileiros, seus familiares, colegas e amigos. medida que o tempo passa, nossa responsabilidade fica cada vez maior.

Celso Barros - Pediatra, presidente da Unimed do Brasil