Voltar

Vacinação contra a gripe vai até dia 12 de maio

Vacinação contra a gripe vai até dia 12 de maio

Vacinação contra a gripe vai até dia 12 de maio

20 Abril 2006

Com o apoio da Unimed, Unicred, Usirede e Intermed, iniciou no dia 24 de abril a Campanha de Vacina contra a Gripe, realizada pela secretaria municipal de Saúde. Em Blumenau, a expectativa é imunizar 16.950 pessoas até o dia 12 de maio.
A campanha entra no sétimo ano. Heidi Dietrichkeit, gerente da Vigilância Epidemiológica, relata que, apesar de existir ainda uma certa resistência, tem havido um aumento gradativo de idosos que são vacinados. A gerente comenta também que a vacina é grátis, funciona e não faz mal nenhum. Ano passado foram imunizadas 70,11% (15.186) da população acima de 60 anos.

Heidi salienta ainda que a vacina nunca provoca gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado, de acordo com a gerente, é porque já estava contaminado pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Ainda assim, explica, quando isso acontece, os sintomas da gripe são mais fracos.

A vacina tem de ser tomada todos os anos
O vírus influenza, que provoca a gripe, se modifica com freqüência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso, é importante se vacinar contra a gripe todo ano.

A vacina faz efeito após duas semanas
A proteção oferecida pela vacina tem efeito após duas semanas da aplicação. Por isso, é importante que todas as pessoas com 60 anos ou mais recebam logo a sua dose. Todos devem procurar as equipes de vacinação, mesmo que já tenham tomado a vacina no ano anterior.

Quem não pode tomar a vacina
As pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior da vacina e à proteínas do ovo não devem receber a vacina. Também não devem receber a vacina os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada: meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores.