Voltar

Alerta de Fraude em Boletos Bancários

Alerta de Fraude em Boletos Bancários

Alerta de Fraude em Boletos Bancários

15 Janeiro 2021

A Unimed Blumenau alerta seus clientes que está se tornando muito comum fraudes de boletos falsificados, por isso, é importante ter muita atenção na hora de realizar o pagamento do boleto bancário. Atualmente disponibilizamos os boletos fisicamente (envio na residência do beneficiário), por e-mail, Portal do Beneficiário e Aplicativo Unimed Cliente.

 

É preciso ficar atento!

 

Veja algumas dicas:

- Confira com atenção os seguintes dados: Razão Social e CNPJ (Unimed Blumenau Cooperativa de Trabalho Médico CNPJ 82624776000147), disponibilizados no boleto;

- Verifique se seus dados estão corretos: nome completo (sem abreviações), CPF, endereço, código de carteirinha e valores.

- Confira se o código de barras do boleto continua com a mesma numeração no ato do pagamento/agendamento. Os últimos números do código de barras devem ser idênticos ao valor do documento. Então, se o valor da cobrança não coincidir com a última numeração do código, é bem provável que o boleto seja falso.

- Se realizar agendamento para quitação no vencimento, confira os dados do Sacado e linha digitável no comprovante de agendamento;

- Procure realizar os pagamentos/agendamentos por aplicativos de Banco e Internet Banking, para que você possa conferir os dados de quem receberá o crédito antes de finalizar o pagamento;

- Não realize impressão de boleto. É muito comum golpistas utilizarem softwares específicos para conseguir fraudar o documento no momento da impressão. Caso você opte por imprimir, é importante manter o antivírus do computador sempre atualizado para evitar de cair nesse golpe.

- Não pague boletos com descontos/abatimentos sem que a negociação tenha ocorrido com a Unimed;

 

Se possível, habilite o sistema de recebimento e cobrança bancária DDA (Débito Direto Autorizado). O DDA é um sistema desenvolvido para ser uma plataforma em que o cliente possa receber seus boletos para pagamento de forma eletrônica podendo ser acessados através da internet, caixas eletrônicos e telefone, acabando com a necessidade do envio de boletos. Portanto, o sistema DDA passa a ser mais seguro para evitar boletos fraudulentos.

 

Evite pagar boletos em casas lotéricas ou direto nos caixas dos bancos, dificilmente o atendente irá lhe questionar ou notar que o boleto sofreu alguma alteração, portanto procure você mesmo observar com atenção.

 

A Unimed Blumenau trabalha ativamente para evitar golpes e fraudes em boletos bancários.

 

Fique atento!