Voltar

Central de Libras dará suporte a deficiente auditivo

Central de Libras dará suporte a deficiente auditivo

Central de Libras dará suporte a deficiente auditivo

2 Agosto 2021

A Unimed Blumenau e a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) firmaram uma parceria de intercooperação para atendimento a pessoas com deficiência auditiva por meio da Central de Libras, utilizando a língua brasileira de sinais. O serviço 100% virtual está disponível desde 2 de agosto para consultas eletivas nos consultórios de médicos cooperados em toda a área de cobertura da cooperativa.

Todas as informações de consulta são sigilosas e confidenciais e a central pode ser acionada das 7h às 21h, de segunda a sexta, para facilitar a comunicação entre médico e paciente, sempre que houver necessidade.  Tudo isso com objetivo de possibilitar um tratamento adequado à necessidade do paciente com deficiência auditiva e garantir uma consulta com qualidade e efetividade.

A coordenadora de libras da Abada, Thaís Tavares Pompêo comenta que a Central de Libras tem por objetivo possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, que até então era bastante falha em diversos atendimentos. “No âmbito da saúde, por exemplo, existe uma dificuldade enorme de compreensão a respeito do que o paciente realmente sente, daquilo que o médico orienta, com falhas de comunicação que comprometem inclusive a saúde da pessoa. Com a Central de Libras, anula-se essa barreira e o atendimento flui normalmente, como com qualquer outra pessoa. É uma relação onde todos ganham”, destaca.

“A Unimed Blumenau trabalha para atender cada vez melhor e de forma inclusiva, todos os beneficiários e pessoas que confiam suas vidas em nossos serviços e atendimentos. E a Central de Libras é de suma importância para garantirmos que todas as necessidades do paciente sejam acolhidas em consultório”, destaca o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.

Como funciona o serviço:  

– O beneficiário com deficiência auditiva agenda a consulta de forma presencial ou através dos canais de atendimento da Unimed Blumenau, ou diretamente com o médico da especialidade desejada, através do guia médico no aplicativo Unimed Cliente ou no site;

– Ao iniciar a consulta, o médico sinaliza ao paciente que está acionando a Central de Libras da Abada;

– O médico pode acionar o serviço pelos aplicativos Skype, Hangout, WhatsApp, Google Meet, Teams, Zoom, entre outros, ou entrar em contato diretamente com a Abada.

– Uma equipe preparada irá acolher a chamada de vídeo. Os intérpretes irão confirmar o nome do médico cooperado à Unimed Blumenau, CRM, nome do paciente e CPF. Essas confirmações são necessárias para registros e conferências internas da cooperativa.

Além da parceria com a Central de Libras, a Unimed Blumenau trabalha ativamente em projetos que contribuem com a sociedade. Entre os princípios de governança da cooperativa destacam-se a pluralidade, a inclusão, a diversidade, a responsabilidade social, e a sustentabilidade. “Tornar os atendimentos e serviços cada vez mais acessíveis a todos e contribuir com a comunidade sempre foram prioridades para a nossa cooperativa”, ressalta o diretor presidente, Dr. Alexandre José Ferreira.