Voltar

Comunicado: vacinação Covid-19

Comunicado: vacinação Covid-19

Comunicado: vacinação Covid-19

1º Fevereiro 2021

A Unimed Blumenau reforça que segue estritamente o plano de vacinação contra Covid-19 do Estado de Santa Catarina e município de Blumenau. A Comissão Técnica Covid-19, seguindo as determinações dos órgãos regulatórios, elencou todos os profissionais de saúde da cooperativa que preenchem os requisitos para vacinação nesta primeira fase, e iniciou no dia 25/01/2021, a imunização dos mesmos com o apoio da Vigilância Epidemiológica do município de Blumenau.

Ressaltamos que, por enquanto, no Brasil, a vacinação não está disponível para a rede privada de saúde. A compra, distribuição e aplicação das vacinas, são exclusivas para os serviços públicos de saúde nos âmbitos federal, estaduais e municipais.

Como funciona a vacinação em cada município

O Estado define a entrega das vacinas aos municípios, e as prefeituras são responsáveis por definir como será a vacinação em cada cidade e também quantas doses serão aplicadas diariamente. Procure se informar por telefone ou nas mídias sociais do seu município a respeito das orientações sobre o plano de vacinação do mesmo. Evite procurar atendimento presencial neste caso.

Importância da vacinação
A vacinação está entre os instrumentos de maior impacto positivo na saúde pública em todo o mundo, contribuindo de forma inquestionável para a redução de mortalidade e o aumento da qualidade e da expectativa de vida. No caso das vacinas contra a Covid-19, essa atitude pode ajudar no controle da pandemia, sendo sinônimo de proteção individual e também coletiva.

Importância de manter os cuidados preventivos
Todos, mesmo que vacinados, ainda terão de continuar fazendo uso da máscara e colaborando com o distanciamento social por um bom tempo, até ocorrer uma redução drástica dos casos da Covid-19. A conscientização e o convívio responsável são cada vez mais importantes para continuarmos priorizando a saúde e o bem-estar de todos. Use máscara sempre que sair de casa e higienize frequentemente as mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Em meio à pandemia, os esforços da Unimed Blumenau são para que todos sejam contemplados com a vacina, assim que possível, mediante as deliberações do Governo do Estado, bem como do município.

Acompanhe o plano de vacinação dos municípios do Estado de Santa Catarina e região de atuação da Unimed Blumenau: http://www.coronavirus.sc.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/vacinacao290121.pdf

Vacinação em Blumenau: https://blumenau.sc.gov.br/coronavirus/vacinacao/

Contamos com o apoio de todos para seguirmos firmes no enfrentamento da pandemia.

Acompanhe outras informações sobre o coronavírus clicando aqui.