Voltar

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

29 Outubro 2018

Outubro é o mês conhecido mundialmente por tratar de um assunto delicado e de grande importância, o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer é o que mais causa mortes no país e o mais comum entre as mulheres brasileiras. Além disso, é considerada a doença mais temida, por afetar a percepção da sexualidade e a imagem pessoal da mulher (INCA).

A médica especialista em diagnóstico por imagem e diretora vice-presidente da Unimed Blumenau, Dra. Irene Wiggers, explica que “em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, o câncer de mama não costuma apresentar sintomas a olho nu; por isso, é extremamente importante acompanhamento médico e realização de mamografias a partir dos 39 anos”.

Apesar de não apresentar sintomas inicialmente, de acordo com a mastologista e médica cooperada da Unimed Blumenau, Katia Sylvana Beckhauser Ferreira da Silva, “o câncer de mama ocorre em 10% das mulheres no Brasil e no mundo, ou seja, uma a cada oito mulheres vai desenvolver a doença durante a vida”. Estatísticas do INCA estimam quase 60 mil novos casos no Brasil em 2018.

Para informar colaboradores, beneficiários, cooperados e público externo, a Unimed Blumenau, promoveu diversas iniciativas sobre a temática. “As ações realizadas foram pensadas e executadas com atenção e carinho por toda equipe Unimed Blumenau. Acreditamos que apoiando essa causa e informando a sociedade sobre o tema, conseguimos ajudar muitas mulheres a terem a iniciativa de realizar os exames periodicamente, para, assim, evitar o câncer de mama”, ressalta o presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.

Ações Unimed Blumenau

O início do mês de Outubro foi marcado pela divulgação da história de superação do câncer de mama da beneficiária Ruth Lamonica na imprensa. Diagnosticada com a doença aos 58 anos, Ruth recebeu em casa uma Guia de Rastreamento Mamográfico o que a fez realizar o exame. O documento – uma requisição para fazer mamografia gratuita anual – faz parte de um programa de prevenção da Unimed Blumenau e é enviado as beneficiárias entre 39 e 70 anos. A beneficiária participou também da campanha de prevenção da Unimed Blumenau, com o intuito de inspirar as mulheres a buscarem os exames necessários para o diagnóstico e prevenção da doença.

Reforçando a marca do Outubro Rosa, a sede da Unimed Blumenau foi decorada com malha e balões rosa, além de utilizar iluminação na cor rosa nas fachadas do Pronto Atendimento Vila Nova e sede da Unimed Blumenau. A utilização de banners orientativos nas recepções das unidades Unimed Blumenau foi realizada para reforçar a importância dos exames periódicos no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Internamente, foi realizada a entrega de flores na cor rosa para as colaboradoras simbolizando o cuidado da empresa com as mesmas. As beneficiárias que estão em tratamento do câncer e recebem medicamentos nos consultórios farmacêuticos, também receberam flores para demonstrar força e apoio.

Para fortalecer todas essas ações, foram realizadas também publicações nas redes sociais e no canal interno da Unimed Blumenau sobre a história da colaboradora Tatiana, que venceu o câncer de mama.

Na imprensa, a Unimed Blumenau também foi destaque. O material produzido com a história de superação do câncer de mama da beneficiária Ruth Lamonica trouxe várias publicações em blogs, sites, rádios e jornais impresso. A vice-presidente da Unimed Blumenau, Dra. Irene Wiggers, participou das entrevistas junto com a beneficiária, para informar a sociedade sobre a importância da prevenção. Durante todo o mês, porta-vozes da Unimed Blumenau falaram sobre o câncer de mama em 50 citações na imprensa.

O câncer de mama

O câncer é uma doença causada pela multiplicação de células anormais na mama, que forma um caroço. De acordo com a mastologista e médica cooperada da Unimed Blumenau, Katia Sylvana Beckhauser Ferreira da Silva, “o principal sintoma do câncer é o nódulo de mama, na maioria das vezes, percebido pela própria mulher. Mas também pode se manifestar por vermelhidão e edema da pele, nódulos nas axilas, saída de líquido sanguinolento pelo mamilo ou alteração de cor e formato da mama”.

Para se prevenir, recomenda-se:

  1. Alimentação balanceada, evitando alimentos processados.
  2. Controlar obesidade ou sobrepeso.
  3. Fazer atividade física prazerosa 4x/semana por pelo menos 1 hora. Mulheres que iniciaram atividade física antes dos 18 anos são mais protegidas e quanto maior o número de anos de atividade física, maior a proteção para o câncer.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Controle na exposição a radiações ionizantes.
  6. Controle das situações de stress, ansiedade, depressão.
  7. Controle e orientação médica no uso de tratamentos hormonais.


“O câncer de mama é um tumor heterogêneo, ele não se comporta da mesma forma em todas as mulheres. Alguns são muito agressivos, mas em 75% dos casos, consegue-se um bom controle da doença ou até mesmo a cura”, diz a médica.

Programa de Rastreamento Mamográfico

O Programa de Rastreamento Mamográfico da Unimed Blumenau existe desde 2007 para promoção da Saúde da Mulher. “Por meio desta iniciativa, clientes, colaboradoras e esposas de colaboradores, de 39 a 70 anos, podem solicitar ou receber em casa anualmente uma guia gratuita para o exame de mamografia”, destaca a vice-presidente da Unimed Blumenau.

Para realizar o exame, as beneficiárias precisam se inscrever no programa de Rastreamento Mamográfico. Após este procedimento devem entrar em contato com o Serviço de Atenção à Saúde, pelo telefone (47) 3331-8780, solicitar a guia de mamografia e agendar o procedimento em uma das clínicas conveniadas. Com o resultado em mãos, a orientação é procurar um médico para avaliação. “Essa mamografia anual é gratuita, sem custos de co-participação, inclusive”, destaca Dra. Irene.