Voltar

Palestra sobre inclusão e diversidade capacita gestores do Vale do Itajaí

Palestra sobre inclusão e diversidade capacita gestores do Vale do Itajaí

Palestra sobre inclusão e diversidade capacita gestores do Vale do Itajaí

21 Agosto 2018

A Unimed Blumenau promoveu no dia 15 de agosto, a palestra “Profissionais com deficiência no mundo do trabalho”, com objetivo de conscientizar e capacitar gestores de RH de empresas da região do Vale do Itajaí sobre a importância da inclusão social nas empresas. O evento foi conduzido pela palestrante Carolina Ignarra, formada em educação física, pós-graduada em dinâmicas de grupos e idealizadora e fundadora da Talento Incluir.

Durante o evento, Carolina salientou a importância da inclusão de profissionais com deficiência (PCD) no âmbito organizacional. “A contratação desses profissionais é muito relevante. Não apenas para cumprir a Lei de Cotas, mas também pela competência e dedicação desses profissionais”, afirma a palestrante.

“Conviver é respeitar as diferenças que as pessoas têm e respeito é olhar mais uma vez para as pessoas sem julgá-las. As empresas precisam implantar programas de diversidade para que a sociedade entenda que não existe um padrão de ser”, conclui Carolina.

“Palestras como essa evidenciam a preocupação da Unimed Blumenau em ser uma empresa cada vez mais capacitada a lidar com todos os públicos, promovendo a inclusão, tão necessária e latente nos dias de hoje. Estamos honrados em poder proporcionar esse tipo de experiência a outras empresas da região do Vale do Itajaí, especialmente a nossas contratantes”, afirma Mara Rubia Krutzsch Olímpio, gerente Comercial e Marketing da Unimed Blumenau.

No mesmo dia Carolina também palestrou para as lideranças da Unimed Blumenau, sob o tema “Desenvolvimento de gestores com foco em inclusão”, com o intuito de prepara-los para receber pessoas com deficiência.

“Somos uma empresa que acredita na riqueza da diversidade, investimos nossos esforços promovendo a inclusão interna e externamente. Quando conhecemos mais sobre essa temática, possibilitamos uma convivência enriquecedora para todos. Assim como já acontece com outros programas na Unimed Blumenau, faz parte do nosso jeito de ser oportunizar o desenvolvimento das pessoas, desta forma vamos além dos resultados para o negócio, impactamos a vida delas e a sociedade em que vivemos,” conclui Sheila dos Santos Olaves Cunha, gerente de Gestão de Pessoas e Qualidade da Unimed Blumenau.

Inclusão na prática

Durante a palestra, Carolina Ignarra apresentou seu roteiro de diversidade nas empresas, uma lista de métodos de como aplicar e informar a diversidade nas empresas. Fazem parte do roteiro:
- entender as responsabilidades do RH,
- compreender a existência da Lei de cotas,
- engajar a alta liderança, envolver toda a equipe e setores,
- desenvolver e apoiar gestores,
- realizar pesquisas de acompanhamento periódicas,
- desenvolver e capacitar as pessoas com deficiência,
- planejar a contratação em todas as oportunidades,
- disseminar informações para toda a empresa,
- transversalizar os temas,
- realizar ações documentadas para garantia de continuidade dos processos.