Voltar

Unimed Blumenau apoia Movimento Abril Verde

Unimed Blumenau apoia Movimento Abril Verde

Unimed Blumenau apoia Movimento Abril Verde

27 Abril 2018

A Unimed Blumenau apoia durante todo este mês o Movimento Abril Verde, que tem como objetivo promover atitudes seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Para demonstrar empatia pela causa, uma faixa verde, alusiva ao movimento, foi exposta em todas as unidades da cooperativa.

Além disso, os colaboradores foram sensibilizados através de Diálogos de Segurança durante o mês. No Centro de Promoção e Atenção à Saúde (CEPAS), SOS Unimed e nas Agências de Saúde de Timbó e da Vila Nova, foram abordados assuntos como a importância da ginástica laboral, como evitar lesões nas costas, limpeza e organização no ambiente de trabalho e a conscientização sobre a importância de utilizar o cinto de segurança.

Já no Hospital Unidade Centro, houve um diálogo de segurança sobre o Movimento Abril Verde, além de orientações sobre o uso obrigatório do óculos de segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos, bem como sua higienização. Nos bate-papos também foram abordadas as estatísticas de acidentes de trabalho e o que fazer para prevenir os acidentes.

Na Agência de Saúde da Vila Nova e no Pronto Atendimento, o foco dos diálogos foi a importância do uso de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para cada função. Já na Operadora, ocorreu um simulado de plano de abandono e resgate de vítima.

Acidentes de trabalho em números

De acordo com o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2013, três vidas são perdidas por minuto e cinco mil vidas são perdidas por dia em acidentes de trabalho em todo o mundo. No Brasil, cerca de quatro mil pessoas morrem por ano. A cada ano, são 317 milhões de acidentes não fatais, equivalentes a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou quase 24 cidades de São Paulo.

É importante ressaltar que o trabalho não envolve somente o risco de acidentes, mas também de doenças. Em todo o mundo, 160 milhões de pessoas sofrem com doenças profissionais e 2.02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à enfermidades relacionadas ao trabalho.

Somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios ultrapassaram R$ 1 bilhão. Esta é uma das consequências da falta de prevenção à segurança e saúde dos trabalhadores.

Apoie esta causa também e faça do seu local de trabalho um ambiente melhor e mais seguro.