Voltar

Unimed Blumenau realiza encontro sobre prevenção de quedas

Unimed Blumenau realiza encontro sobre prevenção de quedas

Unimed Blumenau realiza encontro sobre prevenção de quedas

22 Junho 2018

A Unimed Blumenau realizou no último dia 14 um encontro sobre prevenção de quedas, no Centro de Promoção e Atenção à Saúde (CEPAS). O objetivo do evento foi orientar pacientes idosos, seus cuidadores e familiares a respeito do tema e também oferecer dicas de mudanças no ambiente doméstico, assim como de comportamento dos idosos, exercícios para melhora do equilíbrio e o que fazer diante de uma queda.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de um terço das pessoas idosas sofrem ao menos uma queda ao ano. As lesões causadas após uma queda podem ir desde limitações, incapacidades funcionais e psicológicas até mesmo o óbito. “Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa tende a crescer ainda mais, portanto, o melhor caminho é sempre a prevenção e o cuidado”, afirma Fernanda Fumagalli Beduschi, Coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar.

Dia 24 de junho é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que alerta, especialmente idosos, sobre os riscos que as quedas oferecem. O encontro, realizado pela Unimed Blumenau devido ao aumento das quedas notificadas pelo Programa de Gerenciamento e Promoção à Saúde do Idoso Fragilizado, reuniu 27 participantes entre pacientes, cuidadores e familiares e contou também com a colaboração de enfermeiros, médico e terapeuta ocupacional.