EXISTE UMA REGULAMENTAÇÃO PARA OS PLANOS DE SAÚDE?

EXISTE UMA REGULAMENTAÇÃO PARA OS PLANOS DE SAÚDE?

30 Junho 2017

Sim, a Lei 9656/98 regulamenta os serviços oferecidos pelo segmento de saúde suplementar.



QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

5 Junho 2017

Cada tipo de plano possui uma acomodação específica, você pode identificar diretamente no seu contrato ou no seu cartão de beneficiário

Apartamento: é uma acomodação individual em apartamento standart com banheiro privativo e com direito a um acompanhante.

Enfermaria: é uma acomodação coletiva em enfermaria, com direito a um acompanhante quando se tratar de pacientes menores de 18 anos e a partir de 60 anos, segurados pelos estatutos da criança e do adolescente e do idoso.



​ PARA QUE SERVE A CENTRAL DE AGENDAMENTO?

​ PARA QUE SERVE A CENTRAL DE AGENDAMENTO?

5 Junho 2017

Este serviço prestado pela Central de Agendamento através do telefone 3331.8550 prioriza auxiliar os clientes no agendamento consultas e exames. A Central de Agendamento não consegue antecipar consultas já agendadas com médico determinado pelo cliente, realizar encaixes ou abrir horários em agendas.

Caso precise realizar um agendamento médico consulte nosso Guia Médico Online (www.unimedblumenau.coop.br), para obter os contatos dos nossos cooperados/credenciados, caso não consiga atendimento com estes profissionais, consulte a nossa Central de Agendamento através do telefone 3331.8550, vamos auxiliar no agendamento com médicos da especialidade solicitada.


​ PRECISO CUMPRIR CARÊNCIA QUANDO SOLICITO ALTERAÇÃO NO TIPO DE ACOMODAÇÃO DO MEU PLANO?

​ PRECISO CUMPRIR CARÊNCIA QUANDO SOLICITO ALTERAÇÃO NO TIPO DE ACOMODAÇÃO DO MEU PLANO?

5 Junho 2017

Sim, pois alterar o tipo de acomodação é optar por uma nova cobertura. Ou seja, caso haja necessidade de internação neste período de carência, a acomodação será em enfermaria até o cumprimento do período total de carência. Para os demais procedimentos, não há alteração.



O QUE SÃO ÓRTESES E PRÓTESES?

O QUE SÃO ÓRTESES E PRÓTESES?

5 Junho 2017

Órteses são dispositivos mecânicos aplicados sobre segmentos corporais para oferecer-lhes apoio ou estabilidade, prevenir ou corrigir deformidades e permitir ou facilitar sua função, necessária durante o ato cirúrgico.
 

Próteses são as peças artificiais empregadas em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo sua forma e/ou função.



O QUE É PLANO REFERÊNCIA?

O QUE É PLANO REFERÊNCIA?

5 Junho 2017

É o plano instituído pela Lei nº9656/98, art. 10, sendo aquele que cobre todos os procedimentos médicos de ambulatório e internação, incluindo parto.



QUE É ROL DE PROCEDIMENTOS?

QUE É ROL DE PROCEDIMENTOS?

5 Junho 2017

É uma lista de procedimentos médicos (exames, cirurgia, tratamentos etc.) que serve como referência básica para cobertura assistencial aos planos regulamentados pela lei 9656/98 conforme cada modalidade de plano de saúde.

O cliente sempre que quiser poderá consultar este ROL no sítio da ANS em www.ans.gov.br e conferir o que seu plano deve cobrir.



O QUE É ENTREVISTA QUALIFICADA?

O QUE É ENTREVISTA QUALIFICADA?

5 Junho 2017

É a oportunidade em que o consumidor será orientado por um médico para o preenchimento da declaração de saúde, podendo ser complementada com exames ou perícia médica.



O QUE É PERÍCIA MÉDICA?

O QUE É PERÍCIA MÉDICA?

5 Junho 2017

É o procedimento investigativo (exame clínico, laboratorial, etc) realizado por profissional da área médica com o intuito de constatar o estado físico ou mental do cliente/beneficiário.



O QUE É COBERTURA PARCIAL TEMPORÁRIA (CPT)?

O QUE É COBERTURA PARCIAL TEMPORÁRIA (CPT)?

5 Junho 2017

É a suspensão, pelo prazo de 24 meses, da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, relacionadas às doenças e lesões preexistentes.



O QUE É DECLARAÇÃO DE SAÚDE?

O QUE É DECLARAÇÃO DE SAÚDE?

5 Junho 2017

É o formulário preenchido pelo cliente no momento da adesão ao plano de saúde. Contém diversas informações relacionadas a saúde do beneficiário.



O QUE SÃO DOENÇAS E LESÕES PREEXISTENTES?

O QUE SÃO DOENÇAS E LESÕES PREEXISTENTES?

5 Junho 2017

São doenças e lesões que o cliente saiba ser portador já no momento da contratação ou adesão ao plano de saúde.



O QUE SIGNIFICA CARÊNCIA?

O QUE SIGNIFICA CARÊNCIA?

5 Junho 2017

É o período para começar a usar o plano.
O período de carência é contado a partir da assinatura do contrato.
Você pode identificar os prazos de carência no seu contrato ou pode entrar em contato com o nosso SAC através do 0800 6470 026.


Gabriela Laurentino


COMO PROCEDER QUANDO NÃO ESTOU NA ÁREA DE COBERTURA DO MEU PLANO DE SAÚDE?

COMO PROCEDER QUANDO NÃO ESTOU NA ÁREA DE COBERTURA DO MEU PLANO DE SAÚDE?

5 Junho 2017
  •          Contratos Unimed Blumenau com cobertura no Grupo de Municípios: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada apenas nas seguintes localidades: Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
  •          Contratos Unimed Blumenau com cobertura Estadual: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada Unimed de todo Estado de Santa Catarina. Exceto Clínicas e Hospitais de Alto Custo e Tabela Própria.
  •          Contratos Unimed Blumenau com cobertura Nacional: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada Unimed de todo o Brasil. Exceto Clínicas e Hospitais de Alto Custo e Tabela Própria.

    Atenção!
    Nas situações em que você estiver fora da área de abrangência geográfica de seu plano, haverá apenas o atendimento de urgência ou emergência quando necessário, de acordo com a informação constante no verso do seu cartão Unimed e contrato de assistência à saúde. Em caso de dúvidas ligue para o nosso SAC: 0800.6470026.


O PLANO DE SAÚDE COBRE TRANSPLANTES?

O PLANO DE SAÚDE COBRE TRANSPLANTES?

5 Junho 2017

Os planos Referência (regulamentados pela lei 9656/98), possuem cobertura assegurada para o transplante de rim, córnea e medula óssea nos moldes descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente, bem como as despesas necessárias à realização do transplante, incluindo:

  •          Despesas assistenciais com doadores vivos;
  •          Medicamentos utilizados durante a internação;
  •          Acompanhamento clínico no pós-operatório imediato e tardio, exceto medicamentos de manutenção;
  •          Despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos, na forma do ressarcimento ao SUS.

O paciente candidato ao transplante de rim ou córnea proveniente de doador cadáver, deverá obrigatoriamente, estar inscrito em uma das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), integrando a fila única nacional, coordenada pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT).



QUAL A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

5 Junho 2017

Atendimento de emergência: São os que implicam em risco eminente de morte, lesões irreparáveis para o paciente, constatado em declaração do médico assistente;
 

Atendimento de urgência: São os resultantes de acidentes pessoais decorrentes de fatores externos que causam lesão física não decorrente de problema de saúde e nos casos de complicações no processo gestacional.



CASO ALTERE MEU ENDEREÇO, PRECISO AVISAR A UNIMED?

CASO ALTERE MEU ENDEREÇO, PRECISO AVISAR A UNIMED?

5 Junho 2017

Sim, conforme se comprometeu no momento da contratação, sempre que ocorrer qualquer mudança em suas informações cadastrais, tais como, mudança de endereço, telefone, e-mail, estado civil, documentação e outros, a Unimed Blumenau deve ser informada.
Nos casos de planos empresariais, informe sua empresa sobre as mudanças para que ela possa nos comunicar. Para os planos particulares, entre em contato com o nosso SAC através do 0800 6470 026 ou dirija-se até a Unimed Blumenau.



COMO DEVO PROCEDER SE EU PERDER MEU CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO UNIMED?

COMO DEVO PROCEDER SE EU PERDER MEU CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO UNIMED?

5 Junho 2017

O seu cartão magnético Unimed é uma garantia de que você está sempre bem protegido. Por isso, tenha-o sempre com você para apresentá-lo em todo o atendimento que for realizar através de seu plano da Unimed acompanhado de um documento com foto.


Recomendamos alguns cuidados necessários para o bom funcionamento dele: evite sujar, riscar a tarja magnética, expor ao sol, molhar ou colocar o cartão em contato com aparelhos eletrônicos.
 

Ocorrendo o extravio de seu Cartão de Identificação, comunique o fato à Unimed através dos nossos canais de atendimento SAC: 0800 6470 026.
Caso seu plano seja Empresarial é necessário que comunique este fato à Empresa para receber as orientações de como solicitar uma segunda via.
 

Desde já, informamos que será necessário registrar e apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) nos casos de perda ou roubo, para tentar evitar os prejuízos que porventura existirá.



PODE HAVER LIMITE DE CONSULTAS?

PODE HAVER LIMITE DE CONSULTAS?

5 Junho 2017

Um médico dedica tempo à saúde de muitas pessoas.
Quando marcar uma consulta ou exame, se programe e, se não puder ir desmarque com antecedência. Se todos fizerem isso, o atendimento ficará mais fácil e rápido.
A Lei 9.656/98 estabelece que não haja limitação para número de consultas médicas em clínicas básicas ou especializadas.
Se o seu plano possui cobrança de coparticipação é importante estar atento.