Programa Gerenciamento de Doenças Crônicas

Programa Gerenciamento de Doenças Crônicas


As Doenças Crônicas não transmissíveis, como as doenças Cardio-cerebrovasculares e o Diabetes Mellitus são, atualmente, as causas mais frequentes de agravo de saúde e estão muitas vezes relacionadas a um estilo de vida pouco saudável. Estas doenças, infarto, dor no peito, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial podem trazer graves danos à saúde e exigem cuidados contínuos para evitar complicações e garantir qualidade de vida.

Objetivo do Programa:
 

  • Identificar fatores de risco e capacitar o beneficiário para o autocuidado com ações de educação em saúde.
  • Realizar melhoria das condições de risco e estabilização da doença crônica, por meio de ações diretas e indiretas de um profissional de saúde de forma individualizada e proativa, buscando sempre o empoderamento, autocuidado e autonomia de cada beneficiário.


Funcionamento:

O beneficiário irá passar pela avaliação de enfermagem por telefone e após aderir ao programa, será inserido no protocolo de saúde do programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas. Será traçado seu plano de cuidados individualizado. As ações do plano de cuidados serão monitoradas pela equipe de enfermagem do telemonitoramento do programa.

Como participar:
 

  • Você pode aderir ao Programa por sua própria vontade, convidado pela equipe do programa ou por encaminhamento de qualquer serviço ou programa da Unimed Blumenau.
  • A participação é voluntária e a adesão é feita através do Aceite da Participação ao Programa pelo telefone.


Dos Critérios de Inclusão:
 

  • Ser beneficiário Unimed Blumenau.
  • Possuir os critérios clínicos atendidos pelo programa (Doenças Cardiovasculares e ou Diabetes Mellitus).


Das Regras de Utilização:

O Programa é gratuito.

Para ser incluído no programa, você deverá passar por uma avaliação inicial de enfermagem pelo telefone, para a coleta de dados clínicos do seu histórico de saúde. Após, será elaborado um plano de cuidados para suas necessidades.

O plano de cuidados contará com diversas ações programadas, como: monitoramentos periódicos pelo telefone (realizados pela equipe de enfermagem do programa), apoio da equipe multiprofissional (nutricionista, psicólogo) e prática de exercícios físicos conforme necessidade de cada beneficiário.

Dos Critérios para Desligamento:

  • Quando não houver participação efetiva do beneficiário no programa.
  • Cancelamento do plano de saúde.
  • Quando o beneficiário não tiver mais interesse em participar do programa.


O beneficiário poderá solicitar seu desligamento a qualquer momento que julgar oportuno sem custo ou penalidade.

Para mais informações ou para se inscrever no Programa, entre em contato através do telefone: 47 3331 8788.