Programa Prevenção ao Câncer de Mama

Programa Prevenção ao Câncer de Mama

O diagnóstico precoce é o principal aliado nesta luta e as beneficiárias da Unimed Blumenau encontram todo o apoio que precisam para fazer a mamografia.

O programa de Prevenção de Câncer de Mama foi implantado em 2007.

O programa visa detectar precocemente o câncer de mama, iniciando o tratamento o quanto antes. Quando a detecção é feita precocemente (Estágio I e II), existe grande possibilidade de tratamento sem retirada da mama e resultados de cura de até 75% dos casos. No Brasil as taxas de mortalidade continuam elevadas, especialmente devido ao diagnóstico tardio.

As mulheres entre 39 e 70 anos que realizaram mamografia há mais de 1 ano recebem o contato telefônico de uma colaboradora da Unimed, que explica o programa e oferece a requisição da mamografia pré-autorizada e sem coparticipação. Após o aceite da beneficiária, a requisição é enviada por correspondência juntamente com o telefone das clínicas parceiras para a realização do exame e uma carta explicando o Programa.

Os monitoramentos ocorrem a cada 180 dias para as beneficiárias que não realizaram exame e em 60 dias quando apresentam alterações no resultado do exame (Bi-Rads 0, IV ou V); existe a parceria com as clínicas radiológicas através da resposta do questionário da mamografia no software.

A mamografia é um exame radiológico que consiste na compressão das mamas em várias posições para fornecer melhores imagens e melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. O exame é capaz de mostrar lesões muito pequenas, que não são palpáveis, e estão em fase inicial.

Mais informações pelos contatos 47 3331 8780 | rastreamentomamografico@unimedblumenau.com.br