ATUALIZAÇÃO ROL DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS

ATUALIZAÇÃO ROL DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS

A partir de 1º de abril de 2021, os beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98, terão direito a 69 novas coberturas, além de outras alterações, que ampliam e qualificam a assistência aos beneficiários.

Das 69 coberturas que estão sendo acrescentadas ao Rol dos planos de saúde, 50 são relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos como exames, terapias e cirurgias. Na lista de medicamentos, estão 19 antineoplásicos orais que contemplam 28 indicações de tratamento para diversos tipos de câncer; 17 imunobiológicos com 21 indicações para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla; e 1 medicamento para tratamento de doença que leva a deformidades ósseas. Na lista dos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de enfermidades do coração, intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras. 

Outras atualizações que não envolvem ampliação de cobertura fazem parte desse ciclo de revisão, entre as quais alterações em DUTs e aprimoramento de termos descritivos de procedimentos já elencados no Rol. Com isso, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) busca melhorar a redação e consolidar regras previstas em entendimentos já divulgados.

A lista de procedimentos cobertos pelos planos de saúde é atualizada a cada dois anos para garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, sempre obedecendo a critérios científicos comprovados de segurança, eficiência e efetividade.

Confira os procedimentos incorporados no Rol:









 

Mais informações podem ser obtidas através no telefone 0800 647 00 26, presencialmente na sede da Unimed Blumenau ou no endereço eletrônico da ANS: www.ans.gov.br.

Data de atualização: 09/03/2021