Voltar

7 cuidados fundamentais de higiene infantil

7 cuidados fundamentais de higiene infantil

Confira cuidados que não podem ficar de fora da higiene pessoal dos pequenos e saiba como estimular esses hábitos nas crianças

7 cuidados fundamentais de higiene infantil

21 Junho 2019

Os hábitos de higiene infantil são tão importantes à vida dos pequenos quanto o seu sono e a sua alimentação, para crescerem fortes e saudáveis. Mas sabemos que há fases da infância em que essa prática se torna uma missão, pois as crianças, a partir dos 2 anos, muitas vezes se tornam resistentes a hábitos como o banho, escovar os dentes, lavar as mãos e pentear os cabelos. Mas com jeitinho e muita paciência, é possível virar o jogo com criatividade.

Pensando nisso, separamos sete dicas essenciais à saúde, mas que você pode fazer brincando, com a utilização de música, atividades lúdicas e até contação de histórias, para mobilizá-los sobre a importância da higiene pessoal.

 

1-Seja você o exemplo

As crianças aprendem muito mais com o que veem do que com a teoria. Logo, deixe-as guiarem-se pelo exemplo: lave as mãos, tão logo suje-as; fale da importância de lavar e pentear o cabelo; escove os dentes na frente delas e, se tiver tempo, até escovem juntos para que ela perceba, pelos seus atos, essa necessidade.

 

2-Lavar as mãos é fundamental

Fale com seu filho, desde cedo, sobre a importância de lavar as mãos para não ficar doente, seja depois de brincar, ao chegar da rua, após usar o banheiro e antes das refeições. Mostre na prática algumas atitudes que podem levá-lo a ficar “dodói” se as mãos estiverem sujas, reforçando a importância de mantê-las limpas.

 

3-Ensine de forma lúdica

Cante músicas, conte histórias que tratem da importância de tomar banho, lavar as mãos ou escovar os dentes, toda vez que fizerem juntos tais atividades. Muitas canções do universo infantil abordam esses temas e podem ser usadas para apoiar esse aprendizado.

 

4-Hora do desfralde

A partir de 2 anos de idade, as escolas e creches infantis começam a estimular a criança para o desfralde. Para incentivá-lo já em casa, adquira um “troninho” ou um assento infantil que será adaptado ao vaso sanitário. Como todo começo, você é quem deverá perguntar a toda hora se ele quer fazer as suas necessidades e assim evitar os famosos ‘escapes’. À medida que vão crescendo, os pequenos vão se adaptando a esse novo hábito.

 

5-Higiene íntima

É possível garantir que o seu filho faça a própria higiene íntima ao usar o banheiro, sempre com a sua supervisão, até que a criança aprenda a se limpar sozinha e corretamente. Lembre-se de que isso auxiliará na sua independência.

 

6-Faça da hora do banho um momento especial

Ensine seu filho a se higienizar corretamente durante o banho, para que, com o tempo, ele aprenda a fazer a higiene sozinho. Uma boa maneira de ensiná-lo é tomando banho com ele. Repetindo os seus gestos, a criança vai aprendendo. No entanto, quando ela começar a tomar banho sozinha, procure ficar por perto para lembrá-la, quando necessário, sobre a maneira correta de higienizar o corpo.

 

7-Aprendendo a escovar os dentes

Realizar a correta escovação dos dentes após as refeições é muito importante para que eles se desenvolvam de maneira saudável. Para fazer com que esse momento seja lúdico e não apenas mais uma obrigação, deixe seu filho escolher a escova, o creme dental, e explore as brincadeiras para tornar esse momento mais divertido para ele. Converse com o seu filho sobre a importância de evitar o consumo de açúcar em doces e chocolates, que podem prejudicar os dentes.


Texto: Fabiana Gonçalves | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes e Fernanda Assato

Fonte: Ministério da Saúde, Portal Educação e Higiene Pessoal

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (8 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em