49 anos de História e fôlego para novos empreendimentos

49 anos de História e fôlego para novos empreendimentos


A História da Unimed Botucatu começa oficialmente em 22 de julho de 1971, quando um grupo de médicos idealistas se reuniu em Assembléia e fundou aqui uma das primeiras singulares do Estado de São Paulo. A luta pela melhoria da qualidade da assistência médica prestada à população e das condições de trabalho da classe, no entanto, se iniciou muito antes, com este mesmo grupo de profissionais valorosos e obstinados.

O início da Cooperativa não foi fácil, porque a idéia de cooperativismo médico ainda era muito recente e oferecia resistência. O modelo ideal, a Unimed, recém implantada em Santos - litoral de São Paulo, foi seguido de perto, com os idealizadores da Unimed de Botucatu viajando muitas vezes pelo interior do país para conhecer as experiências práticas de outras cidades.

Naquela época as condições de trabalho eram muito precárias. O médico exercia sua profissão muitas vezes pondo dinheiro do próprio bolso. A idéia de fundar a Cooperativa nasceu da necessidade de uma política de trabalho digna, que atendesse aos anseios da classe médica e da população', lembra o Dr. Olívio Stersa, um dos fundadores e membro atuante da Cooperativa ainda hoje.

Em menos de 1 ano de atuação a Unimed Botucatu já possuía 23 cooperados e iniciava a comercialização dos Planos de Saúde, no início prevendo apenas os serviços prestados - o que hoje chamamos de Planos em Custo-Operacional.

O primeiro contrato deste tipo foi assinado com a CESP - prevendo assistência médica a seus funcionários. No final de 1973, seguiram-se inúmeros outros contratos, com muitas empresas acreditando no potencial da Unimed Botucatu.

Aliada a grande aceitação do modelo de assistência médica oferecido pela Unimed, a boa administração da Cooperativa contribuiu para seu crescimento ordenado. ´Uma das maiores preocupações era estruturar a Cooperativa e nunca dar um passo maior que a perna´, conta o Dr. Stersa.

Desse começo até os dias de hoje a Unimed Botucatu só tem crescido.
Em 1978 a Unimed de Botucatu já fazia parte do Sistema Nacional Unimed, ligada à Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo, (então Federação), condição que mantém até hoje.

Na década de 80 a Unimed de Botucatu iniciou a comercialização dos Planos de Saúde Pessoa Jurídica em pré-pagamento. A primeira empresa da cidade a assinar um contrato deste tipo foi a Duratex. Cliente até hoje.

Em 1995 iniciou-se a comercialização dos Planos de Saúde Pessoa Física, com grande aceitação. A década de 90 foi marcada por grande evolução com a implantação de importantes serviços para os usuários, como o Pronto-Atendimento e o transporte inter-hospitalar (ambulancia UTI).

A entrada no século XXI também trouxe importantes empreendimentos, como a Farmácia Unimed de Botucatu, o SOS Unimed - Atendimento Domiciliar de Emergência - e o Departamento de Medicina Preventiva. Trouxe também a sensibilidade para o desenvolvimento de trabalhos na área social. Foi criada a AMU - Associação da Mulher Unimed de Botucatu - que mantém importantes programas na cidade - e a Unimed de Botucatu foi certificada por duas vezes com o selo de Responsabilidade Social conferido pela Unimed do Brasil. A Cooperativa também é uma empresa mantenedora da Fundação ABRINQ.

Em janeiro de 2008 a Unimed ganhou nova sede administrativa, no centro da cidade, num prédio onde foi possível instalar seus departamentos.

O serviço de Pronto-Atendimento também foi unificado e centralizado e funciona, desde janeiro de 2008, em plantão 24 horas, junto ao Hospital Misericórdia Botucatuense.

Em 2009 a foi a vez do Departamento de Medicina Preventiva ganhar uma nova sede, maior e no centro da cidade, capacitada para atender os beneficiários de seus Programas. 2011 marcou a implantação de uma sede própria para o Departamento de Medicina Ocupacional, que vem crescendo e ampliando sua atuação na região de atuação da Unimed de Botucatu.

Esse mesmo ano também registrou uma grande conquista da população botucatuense, que através da ação da Associação Mulher Unimed, em parceria com a Medicina Preventiva e com o Banco de Leite Humano da Unesp, implantou o primeiro Posto de Coleta de leite materno, no centro da cidade. Essa unidade atende toda a população e não somente aos beneficiários da singular.

Hoje a Unimed de Botucatu disponibiliza serviços do mais alto padrão de qualidade e busca o aprimoramento constantemente.

Hospital Próprio - Em novembro de 2011 uma Assembleia decidiu pela construção do Hospital Próprio. O sonho começava a sair do papel e todo o ano de 2012 foi dedicado ao levantamento de viabilidade, estudo de demanda e busca por recursos financeiros.
Em Dezembro de 2013, diretoria e cooperados, se reuniram para o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital da Unimed de Botucatu, que vai trazer mais qualidade para o atendimento hospitalar dos beneficiários e melhores condições para a prática da medicina na cidade.

Mais um Hospital - Em maio de 2014 a Unimed Botucatu assumiu o comando da então Santa Casa de Misericórdia (então em crise financeira e administrativa) e implementou uma série de mudanças na estrutura física, modernizou os equipamentos; investiu na equipe profissional e vem implementando melhorias continuas, que atualizaram a unidade, aproximando à do modelo que diretoria e cooperados acreditam ideal.

COMPLEXO HOSPITALAR - Em 07 de março de 2020 o novo Hospital foi inaugurado com uma grande confraternização de todo o Sistema Unimed e entrou em funcionamento logo depois. A nova estrutura, ampla, moderna e bem equipada possibilitou a oferta de serviços como um dos Centros de Diagnóstico por Imagem mais avançados do Estado a todos os beneficiários. Também permitiu um fluxo de atendimento diferenciado para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

o H2 recebeu o pronto Atendimento adulto (maiores de 15 anos) e a UTI. Enquanto o H1 está focado na excelencia do atendimento Materno-Infantil, com UTI neonatal e pediátrica e atendimento obstétrico e ginecologico com especialistas por 24 horas. Nesta unidade ficou o Pronto Atendimento Infantil, obstétrico e para casos de ginecologia.

 

Os Números - Hoje (2020) a Cooperativa atende mais de 50 mil beneficiários, oriundos de Planos de Saúde Pessoa Física e contratos com as principais empresas de Botucatu. Duzentos e quatro médicos Cooperados, compõem o quadro de especialistas da Unimed de Botucatu. A singular emprega 900 pessoas e ainda gera empregos indiretos.

 

Diretores da Unimed Botucatu
1971/1972 - Dr. Antônio Delmanto
1972/1974 - Dr. João Queiroz Reis
1974/1978 - Dr. Olívio Stersa
1978/1980 - Dr. José Renato Colognesi
1980/1984 - Dr. Fernando Pimazoni
1984/1988 - Dr. José Wilson Serbino
1988/1992 - Dr. Omar Abujamra Júnior
1992/1996 - Dr. Jadson Fatori
1996/2000 - Dr. Omar Abujamra Júnior
2000/2006 - Dr. Vito Castiglia
2006/2010 - Dr. Omar Abujamra Junior
2010/2014 - Dr. Omar Abujamra Junior
2014/2018 - Dr. Walfrido Jackson Oberg

O atual presidente da Unimed Botucatu é o Dr. Walfrido Jackson Oberg, sendo a Diretoria Executiva, mandato até 2022, composta por:
Dr. Danilo Viani Júnior  - Diretor Administrativo
Dr. Francisco José Titton Ranzani- Diretor Financeiro
Dr. José Teodoro Veneziano Tonete  - Diretor Comercial/Marketing 
Dr. Noé Luiz Mendes De Marchi - Diretor de Educação e Desenvolv. Cooperativista

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Botucatu.