Voltar

Comemoração

Comemoração

O papel da Fisioterapia no ambiente hospitalar

Comemoração

O papel da Fisioterapia no ambiente hospitalar

13 Outubro 2020

O fisioterapeuta hospitalar é um profissional de extrema importância que atua diretamente no tratamento de pacientes nos mais diversos setores de internação, inclusive unidades de terapia intensiva (Adulto, Pediátrica e Neo-natal).

O Complexo Hospitalar da Unimed Botucatu possui uma equipe com 17 profissionais da área, que atua em todos os casos de internação em UTI. Além disso, os quadros de pacientes com COVID-19 hospitalizados nas Unidades Unimed Botucatu recebem atendimento de fisioterapia.

No âmbito hospitalar são realizados atendimentos de Fisioterapia Respiratória e Motora e ainda posicionamentos funcionais, além da aplicação de recursos eletrotermoterapeuticos.

Essa atuação associa-se à melhores desfechos relacionados à ventilação mecânica, tempo de permanência no CTI e unidades de internação bem como melhor funcionalidade no momento da alta.

Nesta ano, com a evolução dos casos de Covid, o papel do fisioterapeuta hospitalar merece destaque, sobretudo a atuação junto aos pacientes que se encontram sob ventilação mecânica. Ele atua desde o auxílio na intubação (promovendo a oxigenação, vigilância ventilatória na pré-intubação e intercorrências), na programação dos parâmetros ventilatórios iniciais, ajustes da ventilação mecânica, na monitorização da mecânica respiratória, no desmame da ventilação mecânica durante e após a extubação.

Promove a realização de exercícios terapêuticos na prevenção e no tratamento de complicações decorrentes da retenção de secreção e de atelectasias, bem como na manutenção da força muscular e funcionalidade durante a hospitalização.

Os pacientes com COVID-19, apresentam altos risco para desenvolvimento da fraqueza muscular adquirida durante período de hospitalização com potencial declínio na capacidade funcional. Essa perda pode ser agravada por comorbidades associadas, processo inflamatório, tempo prolongado de internação e ventilação mecânica, além de todos os fatores de risco comuns aos pacientes críticos. Nesse sentido, a atuação da Equipe de Fisioterapia possui papel de destaque na prevenção, melhora e reversão desse quadro”, explica o coordenador da equipe de fisioterapeutas do Complexo Hospitalar Unimed Botucatu, Gabriel Negretti Guirado.

TO - No dia 13 de setembro também comemora-se o Terapeuta Ocupacional, profissional de imenso valo no apoio terapeutico. Na Unimed Botucatu, além dos profissionais da rede credenciada, o Terapeuta OCupacional tem importante atuação na Reabilitação Física, setor dedicado a aplicação do protocolo pediasuit - entre outros.


Solange Serafim

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Botucatu