Voltar

Dia do Surdo

27 Setembro 2021

Dia 26 de setembro é comemorado o Dia do Surdo. Estima-se que 5% da população brasileira tenha algum nível de surdez, mas felizmente existem formas muito efetivas de comunicação e é muito possível incluí-los em todas as conversas.

A Língua Brasileira Sinais ou - Libras - é uma dessas formas de comunicação e a Unimed Botucatu, visando ampliar ainda mais a qualidade de seu atendimento, está capacitando seus colaboradores nessa comunicação.

 Um grupo de 15 colaboradores - que atuam diretamente no atendimento a beneficiários - está aprendendo a “língua” dos sinais e já consegue se comunicar com pessoas com surdez.

O curso começou na primeira semana de agosto e acontece duas vezes por semana, após o expediente. Ministrado pelo professor David Rocha, da Escola Cultura Brasil Educacional, o curso traz teoria e muita prática, o que faz com que o aprendizado seja rápido e prazeroso.

Os colaboradores já conseguem se comunicar e já até simularam um atendimento a um surdo, o jovem Matheus, que avaliou positivamente o grupo.

Os colaboradores estão empolgados e replicam o aprendizado para os colegas e até em casa e sim, já até se consideram bi-ligues.

“Optamos por turmas com no máximo 15 alunos, pois as aulas exigem a participação de todos e concentração máxima. A proposta é seguir com mais turmas, até capacitar todo o quadro ligado ao atendimento.”, explica o professor David.

Essa primeira turma é formada pelos profissionais que atuam no Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado – CEAME – um serviço que atende pessoas com patologias neurológicas; além das atendentes da sede administrativa e departamento comercial.


Solange Serafim