Voltar

JUBILEU DE OURO

3 Agosto 2021

Jubileu de ouro é uma comemoração de respeito para qualquer empresa do país, mais ainda para as do ramo de saúde e quem dirá para uma cooperativa. Por isso a Unimed Botucatu se orgulha de chegar a essa marca, respeitando as tradições e os preceitos de seus fundadores, mas, sobretudo, com fôlego para inovar e investir em novas tecnologias, que trazem cada vez mais excelência na qualidade da medicina aqui prestada.

O aniversário oficial foi dia 22 de julho, festejado como pede o atual momento, dentro dos protocolos de saúde e sem aglomeração. Para marcar a data os médicos cooperados receberam um brinde especial, 02 vinhos de qualidade (um tinto português e um espumante nacional premiado) em um case personalizado, para brindar o momento. Os colaboradores tiveram um café da manhã especial – individual em suas estações de trabalho, e sim! Teve bolo de aniversário – também entregue individualmente a cada colaborador.

A equipe – cooperados e colaboradores – vestiram-se de verde – com uma camiseta personalizada para a data, que deve ser usada durante as sextas-feiras (informais) no segundo semestre de 2021.

Comunicação visual nos prédios e uma campanha de outdoor e rádio complementaram as comemorações em julho, mas a singular ainda deve ter várias ações até julho do próximo ano. Vem aí alguns spots com depoimentos de fundadores, diretores, médicos e equipe. A diretoria também adiantou que assim que for possível teremos uma confraternização.

Hoje - Atualmente a Cooperativa atende mais de 51 mil beneficiários, oriundos de Planos de Saúde Pessoa Física e contratos com as principais empresas de Botucatu e outros 08 municípios da região. Duzentos e quarenta médicos Cooperados compõem o quadro de especialistas da Unimed de Botucatu. A singular emprega 1.050 pessoas e ainda gera postos de trabalho indiretos.

Disponibiliza serviços do mais alto padrão de qualidade e busca o aprimoramento constantemente. Tem 02 hospitais próprios e outros 02 credenciados, Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Análises Clínicas - ambos com dois postos de atendimento em Botucatu. Oferece ainda o Viver Bem - um centro de promoção da saúde e prevenção da doença; serviço de Medicina Ocupacional e Farmácia, que atende toda a população. Tem ampla rede credenciada para apoio diagnóstico e terapêutico.

A Unimed Botucatu mantém-se social e ambientalmente responsável, apoiando iniciativas de sucesso e adotando práticas sustentáveis em suas rotinas.

“Alcançamos 50 anos com vitalidade, aproveitando oportunidades de crescimento e investindo em infraestrutura, tecnologia e desempenho humano. A prioridade das nossas ações é voltada para a satisfação de nossos cooperados, clientes e a qualidade da medicina desenvolvida na nossa singular”, ressalta o presidente, Dr. Walfrido Oberg.

A atual Diretoria Executiva, com mandato até 2022, é composta por:
Dr. Walfrido Jackson Oberg – Presidente
Dr. Danilo Viani Júnior  - Diretor Administrativo
Dr. Francisco José Titton Ranzani- Diretor Financeiro
Dr. José Teodoro Veneziano Tonete  - Diretor Comercial/Marketing 
Dr. Noé Luiz Mendes De Marchi - Diretor de Educação e Desenvolv. Cooperativista

Tradição e Inovação

A História da Unimed Botucatu começa oficialmente em 22 de julho de 1971, quando um grupo de médicos idealistas se reuniu em Assembleia e fundou aqui uma das primeiras singulares do Estado de São Paulo: a de número 024. A ideia era melhorar a qualidade da assistência médica prestada à população e as condições de trabalho da classe.

"Naquela época as condições de trabalho eram muito precárias. O médico exercia sua profissão muitas vezes pondo dinheiro do próprio bolso. A ideia de fundar a Cooperativa nasceu da necessidade de uma política de trabalho digna, que atendesse aos anseios da classe médica e da população", contou em depoimento o Dr. Olívio Stersa, um dos fundadores da Cooperativa, e um dos cooperados mais atuantes e engajados até seu falecimento em 2011.

Em menos de 1 ano de atuação a Unimed Botucatu já possuía 23 cooperados e iniciava a comercialização dos Planos de Saúde, no início prevendo apenas os serviços prestados - o que hoje chamamos de Planos em Custo-Operacional.

O primeiro contrato deste tipo foi assinado com a CESP. No final de 1973, seguiram-se inúmeros outros, com muitas empresas acreditando no potencial da Unimed Botucatu.

Aliada a grande aceitação do modelo de assistência médica oferecido pela Unimed, a boa administração da Cooperativa contribuiu para seu crescimento ordenado. 

Em 1978 a Unimed de Botucatu já fazia parte do Sistema Nacional Unimed. Na década de 80 iniciou a comercialização dos Planos de Saúde Pessoa Jurídica em pré-pagamento. A primeira empresa da cidade a assinar um contrato deste tipo foi a Duratex, cliente até sua extinção recente. 

Em 1995 iniciou-se a comercialização dos Planos de Saúde Pessoa Física e em 1997 foi implantado o Pronto-Atendimento, funcionando apenas à noite e finais de semana e feriados. Em 1999 a unidade passou a funcionar 24 horas - com duas estruturas: uma para o dia e outra à noite.

A entrada no século XXI também trouxe importantes empreendimentos, como a Farmácia Unimed de Botucatu, o Departamento de Medicina Preventiva. Trouxe também a sensibilidade para o desenvolvimento de projetos na área social, com a fundação da  AMU - Associação da Mulher Unimed de Botucatu - que mantém importantes programas na região - e a certificação com o selo de Responsabilidade Social conferido pela Unimed do Brasil.

O ano de 2011 marcou a implantação do Departamento de Medicina Ocupacional e em 2013 a implantação da Unidade de Reabilitação Física, que atende crianças em condições especiais e o protocolo PediaSuit, para pacientes com distúrbios neurológicos específicos.

Hospital Próprio - Em novembro de 2011 uma Assembleia decidiu pela construção do Hospital Próprio. Em Dezembro de 2013, diretoria e cooperados se reuniram para o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital da Unimed de Botucatu.

Em maio de 2014 a Unimed Botucatu assumiu o comando da então Santa Casa de Misericórdia e implementou uma série de mudanças na estrutura física, modernizou os equipamentos, investiu na equipe profissional e vem promovendo melhorias contínuas, que atualizam a unidade.

Em 07 de março de 2020 o novo Hospital foi inaugurado com uma grande confraternização de todo o Sistema Unimed.

O ano foi de enormes desafios trazidos pela Pandemia de Coronavirus. A Unimed Botucatu esteve preparada, criando fluxos seguros para seus pacientes e procurando dar continuidade aos demais tratamentos de saúde de seus clientes.

Agora em agosto de 2021 inaugura uma nova área de atendimento multidisciplinar: o CEAME uma ampliação da reabilitação física, capacitada tecnicamente para cuidados específicos.

O  Laboratório de Análises Clínicas junto ao H1 passará por reforma e ampliação, mas continuará atendendo o publico, que tem também a opção de fazer seus exames junto ao Hospital Unidade 2.

São muitas conquistas até aqui e muitos projetos para um futuro próximo. Que venham mais 50 anos!

Fundadores:

Dr. Antonio Delmanto
Dr. Olívio Stersa
Dr. Antonio Carlos Corsi Laperuta
Dr. Alfredo Hélio Ribeiro Padovan
Dr. Celso Cariola
Dr. Elias Chamma
Dr. Adolpho Pardini Filho
Dr. Luiz Álvaro Monteiro
Dr. Jorge Dib Saad
Dr. Benedito O. Amaral Costa
Dr. João Geraldo Ayres Dias
Dr. Marcos Luiz Garita
Dr. Virgínio José Lunardi
Dr. Roberto Sartori
Dr. Jairo Jorge Gabriel
Dr. Luiz Peres
Dr. João Queiroz Reis
Dr. Theophilo Roque De A.Alvarenga
Dr. Amaury Leite de Carvalho e Silva
Dr. Octavio Morales Moreno
Dr. Nagib Sab
Dr. João Saliba

Galeria de presidentes

1971/1972 - Dr. Antônio Delmanto
1972/1974 - Dr. João Queiroz Reis
1974/1978 - Dr. Olívio Stersa
1978/1980 - Dr. José Renato Colognesi
1980/1984 - Dr. Fernando Pimazoni
1984/1988 - Dr. José Wilson Serbino
1988/1992 - Dr. Omar Abujamra Júnior
1992/1996 - Dr. Jadson Fatori
1996/2000 - Dr. Omar Abujamra Júnior
2000/2006 - Dr. Vito Castiglia
2006/2010 - Dr. Omar Abujamra Junior
2010/2014 - Dr. Omar Abujamra Junior
2014/2018 - Dr. Walfrido Jackson Oberg

 


Solange Serafim