Voltar

VII SIPAT

12 Agosto 2021

De 09 a 13 de agosto acontece no Complexo Hospitalar Unimed Botucatu a VII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O evento é organizado pelas CIPAs – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - das duas unidades hospitalares e prevê uma série de atividades como teatros, palestras e distribuição de brindes. Os temas abordados em 2021 privilegiam a Saúde dos colaboradores e são extremamente adequados ao momento “Pandemia” que exigiu do grupo doses extras de dedicação, coragem, empatia e profissionalismo.

“Procuramos abordar assuntos e informações que possam ser utilizados como ferramentas para melhorias no dia-a-dia dos nossos colaboradores. Como por exemplo “Controle do Stress no ambiente de trabalho”, explicam o presidente e vice-presidente da CIPA do H1, Murilo Souza e Karina Bueno

Prevenção de doenças e promoção da saúde também estão sendo abordadas com debates sobre o tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis.

A SIPAT complementa um trabalho dinâmico especialmente desenvolvido durante o ano de 2021 pelas CIPAs dos dois hospitais. “O grupo eleito para esse período veio com propostas muito atuantes de trabalho e foi uma época muito especial principalmente para os trabalhadores da saúde e para o ambiente hospitalar. Precisávamos mesmo estar mais próximos dos colaboradores”, avalia Janaina Camargo, que preside a CIPA do H2, juntamente com Rafael e comandam a I SIPAT dessa unidade.

Todos os meses as Comissões realizam atividades com foco no bem estar em conjunto com os colaboradores e os resultados apontam que o trabalho está na direção certa.

Para que a VII SIPAT fosse abrangente, houve atividades presenciais e on line nos dois hospitais e em horários diferentes, o que propiciou maior participação do público. O setor de Qualidade esteve envolvido na organização e realização dos eventos.

Lembrando que o grupo está todo imunizado com 02 doses de vacina contra a COVID e mantém os protocolos de higiene para pandemia.


Solange Serafim