Voltar

Gincana do Coração Saudável

Gincana do Coração Saudável

No Dia Mundial do Coração, Unimed Brusque reúne clientes para prevenir doenças cardiovasculares

Gincana do Coração Saudável

No Dia Mundial do Coração, Unimed Brusque reúne clientes para prevenir doenças cardiovasculares

10 Outubro 2018

 

 

Na manhã de sábado, 29 de setembro, quando se comemorou o Dia Mundial do Coração, a Unimed Brusque realizou a quarta edição da Gincana do Coração Saudável que, na oportunidade, reuniu 40 participantes do programa desenvolvido pela cooperativa. Atividades de corrida, com bola e bambolê e provas que desafiavam a coordenação motora e todos os sentidos foram estrategicamente planejadas para lembrar o quanto a qualidade de vida é importante quando se fala em cuidado com o coração.

“O engajamento dos nossos clientes é fantástico. Eles se propõem a fazer as atividades com entusiasmo e isso significa muito para a Unimed Brusque, que pensa em cada detalhe e direciona para eles todo cuidado e atenção. Quando o cliente atinge seu objetivo é uma alegria para ele e, também, para nós”, afirma a gerente de Serviços em Saúde, Amanda Sanches Baumel.

Para a enfermeira do Setor Viver Bem da Unimed Brusque, Fernanda Wisintainer, a Gincana do Coração Saudável foi marcada pelo compromisso de manter bons hábitos, desde a escolha por uma alimentação equilibrada até a prática permanente de atividades físicas. “Vimos o empenho e a satisfação em fazer parte desta brincadeira. É uma atividade que os clientes adoram e que traz resultados positivos”, avalia.

O Programa Coração Saudável, mantido pela Unimed Brusque, é destinado para homens e mulheres a partir dos 40 anos de idade, com o objetivo de desenvolver a prevenção e a promoção das doenças cardiovasculares, bem como a reabilitação cardíaca. O programa é composto por atividades físicas supervisionadas por uma equipe multidisciplinar, formada por educador físico, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico. Duas vezes por semana, durante uma hora, o cliente participa de atividades na academia da Unimed Brusque e, através deste suporte, consegue sair do sedentarismo e adotar uma vida mais saudável e feliz.

“Hoje, Dia Mundial do Coração, a nossa mensagem é para que as pessoas tenham coragem de mudar seus hábitos como forma de prevenir as doenças cardiovasculares. É importante a alimentação saudável, o consumo de água e a atividade física”, orienta Fernanda.

 

Nova vida

Arlindo Maçaneiro, 61 anos, participa do Programa Coração Saudável desde 2014, quando se recuperava de um enfarte.

“Acordei de madrugada com falta de ar e fui para o hospital. Passei por internações em Brusque e Blumenau. Estava com 94% da veia comprometida. Ainda assim, não precisei operar. Consegui superar a doença e a própria obesidade apenas com dieta e exercício. E a Unimed Brusque foi parceira neste processo”, conta Arlindo.

Segundo ele, mais do que um coração saudável, o projeto devolveu para ele a alegria de viver. “Controlo a comida e não falto nas aulas. Todos os anos também participo da gincana, que é bastante divertida. Posso dizer que aqui aprendi a viver”, enfatiza.

Rute dos Santos da Silva, 69 anos, participa do Programa Coração Saudável desde 2017 e era a primeira vez que estava envolvida com a gincana. Para ela, o projeto auxiliou no controle e combate de uma doença grave e silenciosa: a hipertensão.

“Foi o médico que fez este diagnóstico da pressão alterada e me encaminhou para o programa. Desde então, minha saúde melhorou bastante. Antes, nem conseguia me agachar. Agora, pego pesos e faço o serviço de casa sozinha. É uma alegria”, atesta.

Cecília Cardoso Fachini, 52 anos, está no programa há apenas dois meses e já fala sobre a satisfação de ver os primeiros resultados. “Acordei para a vida. Estava acostumada a ficar em casa e a melhor coisa que já fiz foi entrar no projeto. Aqui conheci pessoas e, ao mesmo tempo, melhorei a saúde”, garante.