Voltar

Organização da casa e da vida

Organização da casa e da vida

Programa Nutri + da Unimed Brusque recebeu a personal organizer, Flávia Kuchenbecker

Organização da casa e da vida

Programa Nutri + da Unimed Brusque recebeu a personal organizer, Flávia Kuchenbecker

16 Outubro 2018

Ela tem mais de oito mil seguidores no Instagram e ficou carinhosamente conhecida como “Flávia Organiza”. Mas o sucesso da personal organizer, Flávia Kuchenbecker, está na transformação de vida a partir da disciplina de manter a casa em ordem. E para compartilhar este conhecimento, na última quarta-feira, 10 de outubro, Flávia participou do quarto encontro do programa Nutri + Personal Diet, realizado pela Unimed Brusque.

“Aprendi que quem é desorganizado com as coisas, está desorganizado por dentro. Existem pessoas com mais facilidade para a organização, embora a mudança de hábito esteja disponível para todos. Dizem que após 21 dias, um hábito se torna rotina e fica aqui lançado este desafio: organização nos melhora em todos os aspectos e traz qualidade de vida”, afirma a profissional.

Para Flávia, a mudança não precisa ser abrupta e pode começar em doses homeopáticas. “Arrume uma gaveta, uma prateleira. Vá se organizando nos dois sentidos, por fora e por dentro. Já manter a organização exige disciplina. É normal formar uma bagunça, mas com a consciência de que cada coisa deverá voltar para o seu lugar. Quando as pessoas se esforçam, a bagunça não acumula pois, quanto maior ela fica, mais tempo e menos vontade haverá para a organização”, ensina.

A divisão de tarefas também é algo ensinado pela personal organizer. Quando apenas uma pessoa é responsável pela organização, muito facilmente ela ficará sobrecarregada. “As crianças também podem e devem contribuir com tarefas que sejam adequadas para a idade. E quando tudo estiver organizado, haverá mais tempo e qualidade de vida em família”, enfatiza.

Com o objetivo de divulgar o trabalho através de ideias e dicas para manter a casa em ordem, Flavia não imaginou a dimensão que tomaria este projeto nas redes sociais. Hoje, além de manter a atualização de conteúdo, ela segue firme com o propósito de contribuir com as famílias através da organização prática e funcional.

 

Por que organizar?

- Economia de tempo. Quando os materiais possuem um lugar adequado, mais fácil será na hora de encontrar

- Economia de dinheiro. Quando há o controle dos produtos, comida não estraga na dispensa ou geladeira.

- Ganho de produtividade. A pessoa será capaz de fazer mais coisas em menos tempo.

- Aproveitamento dos espaços. A percepção do que não se usa facilita o descarte.

- Facilidade de manutenção. Quando tudo está organizado é preciso apenas manter o trabalho.

- Qualidade de vida.

 

Princípios básicos da organização

 

- Planejamento para saber o que se precisa, de forma que a casa fique prática e funcional.

- Compromisso de descartar os materiais que não se usa.

- Limpeza. Quando organizar é importante já aproveitar para limpar os espaços.

- Catalogar.

- Manutenção. Disciplina para não permitir que a bagunça acumule.

- Avaliação. Verificar se o método ou a mudança adotada funcionou.

 

Programa Nutri + Personal Diet

Em agosto deste ano, a Unimed Brusque lançou o programa Nutri + Personal Diet, desenvolvido pela nutricionista Ana Carolina Loos Duarte. Até dezembro serão oito encontros com o foco na consciência alimentar.

“Estamos contentes com o resultado e a expectativa é que o projeto continue em 2019. Até agora foram quatro encontros, dentre eles tivemos uma visita ao supermercado, onde foi possível esclarecer muitas duvidas frequentes dos participantes, higienização de alimentos e, a partir do próximo encontro, nos dedicaremos às receitas doces e salgadas”, explica a  nutricionista da Unimed Brusque, Ana Carolina Loos Duarte.

 

 


Assessoria de Comunicação / Unimed Brusque