Voltar

Saiba como aproveitar a Copa do Mundo com saúde

Saiba como aproveitar a Copa do Mundo com saúde

Veja algumas dicas para não descuidar da saúde durante o Mundial

Saiba como aproveitar a Copa do Mundo com saúde

Veja algumas dicas para não descuidar da saúde durante o Mundial

24 Junho 2014


A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O evento já está chegando as oitavas de final e na fase decisiva os torcedores estão ansiosos para ver os jogos e gritar gol. Mas será que essa ansiedade é normal? O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana Paula Cruz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), foram convocados para mostrar quais são os cuidados necessários com a saúde durante os jogos. Confira:

CORAÇÃO À PROVA DE GOL 

Segundo o médico, o cuidado especial deve ser com o coração. “As fortes emoções, como o grito de gol, aumentam a frequência cardíaca, e essa situação pode se agravar para quem é portador de alguma doença cardíaca, como arritmia, angina e hipertensão. Fique atento a sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio”, alerta Thiago.

CUIDADO NO "CORRER PRO ABRAÇO"

As festas são comuns nessa época. É quando amigos e familiares se reúnem em casa, nos bares ou nos restaurantes para formar uma torcida organizada para celebrar. Mas fique de olho, pois a bebida em excesso e o fumo são adversários do bem-estar. “O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem desidratar o corpo e levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão:  intoxicação alcoólica, gastrite aguda, vômitos, pancreatite e coma alcoólico,  causas frequentes de atendimentos nos serviços de emergência hospitalares”, afirma Thiago Ribeiro.

ALIMENTAÇÃO DE CAMPEÃO

Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionista do CHN, as refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem sair pela lateral. Para quem vai frequentar os estádios, opte por sucos, biscoitos ou sanduíches naturais. “Fora dos estádios, tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período, sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar”, reforça a nutricionista.



BATENDO UM BOLÃO NA COZINHA 

Se a festa vai ser em casa, assuma o papel de técnico e escale alimentos saudáveis para a concentração. Substitua salgadinhos ou churrasco com carnes gordurosas por opções leves. Ana Paula dá dicas de lanches nutritivos. “Experimente fazer bruschettas com pão integral, canapés com peito de peru, rúcula e queijo cottage ou ainda antepasto de berinjela e sirva sucos naturais para acompanhar. No churrasco, prefira carnes brancas e deixe para escanteio as gorduras. Se quiser comer um doce, opte por uma gelatina”, orienta

CARTÃO VERMELHO PARA A INSÔNIA

Ganhar da ansiedade é difícil, especialmente para quem vai assistir de perto aos craques jogarem. Segundo o cardiologista Thiago Ribeiro, o transtorno ansioso  pode desencadear uma crise de insônia, mas algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida. “Deite cedo, mesmo sem sono, e leia um livro, isso ajuda no relaxamento; evite ver televisão, ambientes com música alta ou muitas pessoas conversando, o que pode aumentar a tensão”, aponta o cardiologista.

CONDICIONAMENTO DE CRAQUE

A preparação física não pode ficar de fora para um bom torcedor. Ficar horas sentado à frente da TV, longos períodos em pé na agitação das festas ou reclinado nos bancos da arquibancada pode trazer desconforto muscular. Um treinamento simples pode ajudar, segundo o médico: “Fique atento à postura; alongue-se sempre que possível, pois auxilia a circulação sanguínea, principalmente das pernas; mexa os braços, as pernas e estique o pescoço; utilize um calçado confortável, assim estará pronto para marcar um golaço na saúde”, aconselha Thiago Ribeiro.

Fonte: Revista VivaSaúde