Selo Unimed de Responsabilidade Social

Selo Unimed de Responsabilidade Social

3 Dezembro 2012

 

O Selo de Responsabilidade Social é concebido pela Unimed Brasil e está na sua 10ª edição, sendo um reconhecimento à incorporação de ações em sustentabilidade na gestão da cooperativa.
O diagnóstico resultante da análise das informações possibilita uma visão geral da situação atual da cooperativa e, consequentemente, se configura  numa importante ferramenta para direcionar futuras tomadas de decisão ao identificar oportunidades de aprimoramento em cada tema elencado.
Os requisitos necessários para a certificação foram o preenchimento e envio dos indicadores de Responsabilidade Social (estruturados em forma de questionário e divididos em sete temas); o preenchimento do Balanço Social – Modelo IBASE – voltado às cooperativas; e o lançamento dos projetos sociais no banco de projetos da Unimed Brasil.
A metodologia de avaliação baseia-se em temas de responsabilidade social como: valores, transparência e governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, clientes, comunidade e governo e sociedade.
A Comissão julgadora este ano foi composta por Arlindo Linhares, auditor lider da ABNT; e Vitor Seravalli, consultor especializado em Sustentabilidade com atuação em diversas empresas de renome nacional e internacional, além das integrantes da equipe de Responsabilidade Social da Unimed Brasil Maike R. Mohr, Aline Leôncio de Sá e Cristiane Hiriota.

A Unimed Brusque foi certificada pelo 9º ano consecutivo e está no nível 3. Vale ressaltar que a certificação vai do nível 1 ao 4, demonstrando com isso o nível de maturidade da cooperativa em relação a gestão socialmente responsável.
Estar no nível 3 significa que a cooperativa assimilou o conceito da gestão socialmente responsável alcançando o estágio/ profundidade de maturidade. A maioria das práticas de responsabilidade social corporativa é planejada e monitorada, e a Unimed atende alguns públicos de relacionamento. As ações de responsabilidade social corporativa fazem parte do planejamento estratégico, tendo sido incorporadas em alguns processos de gestão e em algumas normas da cooperativa, desenhando a estrutura de uma futura política.

 


Camile Rebeca Bruns