Voltar

Manuais e Instruções

Manuais e Instruções

Manuais e Instruções

A ANS estabeleceu um padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) para registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde.

O tema reveste-se de grande importância para o setor, tendo em vista que alguns segmentos do mercado já haviam iniciado estudos com o intuito de estabelecer a padronização da informação trocada entre operadoras e prestadores, já que o preenchimento de grande variedade de formulários utilizada por cada operadora e os demorados mecanismos para obtenção de autorizações de determinados procedimentos exigem intensa dedicação burocrática dos prestadores de serviços.

Além disso, a lentidão dos processos administrativos no atendimento dos beneficiários, assim como as possibilidades de erros e as dificuldades de comparação de dados, são conseqüências notoriamente associadas ao excesso de papéis e à ausência de sistemas de informação unificados e ágeis.

A informação, ferramenta fundamental para o setor de saúde suplementar, norteia avaliações clínicas, epidemiológicas e gerenciais, orienta decisões e planejamentos, embasa as estatísticas da ANS e de outros órgãos governamentais.

A proposta da ANS utiliza padrões já existentes e disponíveis em outros bancos de dados e sistemas de informações, permitindo uma compatibilização com os diversos sistemas de informação em saúde hoje existentes, possibilitando melhorias na utilização das informações coletadas.


Consulte os Manuais de Instruções e as Normativas relacionadas ao PADRÃO TISS nos links abaixo:
 



 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 124


Dispõe sobre a aplicação de penalidades para as infrações à legislação dos planos privados de assistência à saúde.
 



 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 153


Estabelece padrão obrigatório para a troca de informações entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde sobre os eventos de saúde, realizados em beneficiários de plano privado de assistência à saúde e dá outras providências.
 



 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 190


Dispõe sobre a criação obrigatória de portal corporativo na Internet pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, sobre a designação de profissional responsável pela troca de informações em saúde suplementar (Padrão TISS) referente aos eventos prestados aos beneficiários de planos privados de assistência à saúde e altera a Resolução Normativa – RN nº 124, de 30 de março de 2006 da Agência Nacional de Saúde Suplementar. 
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 20


Revoga a Instrução Normativa DIDES n.º 19 de 22 de fevereiro de 2006 e dispõe sobre o estatuto do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - COPISS. 
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 24


Altera o caput do art. 3º da Instrução Normativa – IN nº 20, de 27 de março de 2006.
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN N.º 33


Altera o art. 3º da Instrução Normativa – IN nº 20, de 27 de março de 2006.
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 22


Dispõe sobre a instituição da versão 2.1 do Padrão TISS para a troca de informações entre operadoras de plano privado de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde sobre os eventos assistenciais realizados aos seus beneficiários.
 



 ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 22


Estrutura física dos campos das guias e dos demonstrativos.
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 31


Dispõe sobre a versão 2.02.01 do padrão de comunicação do Padrão TISS para a troca de informações entre operadoras de plano privado de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde sobre os eventos assistenciais realizados aos seus beneficiários.
 



 ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 31


Estrutura física do padrão de comunicação e segurança - (SCHEMA/XML, WEBSERVICE e TABELA DE DOMÍNIO).
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 34


Dispõe sobre a instituição da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar – TUSS do Padrão TISS para procedimentos em saúde para a troca de informações entre operadoras de plano privado de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde sobre os eventos assistenciais realizados aos seus beneficiários.
 



 ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 34


Tabela TUSS de procedimentos.
 



 INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 36


Prorroga o prazo previsto no art. 2º, § 1º da Instrução Normativa nº 34, de 13 de fevereiro de 2009.
 



 MANUAL DE CONTEÚDO E ESTRUTURA - VERSÃO 2.1.10


Instruções para preenchimento das guias em papel.
 



MODELO DE GUIAS

 Guia de Consulta


 Guia SP-SADT


 Guia de Solicitação de Internação


 Guia de Resumo de Internação


 Guia de Honorário Individual


 Guia de Outras Despesas