Voltar

Comitiva apresenta nova ferramenta de IA para auxiliar em diagnósticos por imagem

Comitiva apresenta nova ferramenta de IA para auxiliar em diagnósticos por imagem

Comitiva apresenta nova ferramenta de IA para auxiliar em diagnósticos por imagem

12 Novembro 2019

A Unimed de Campos recebeu nesta quinta-feira (08), a visita do indiano Chiranjiv Singh e do americano John Hawkins, representantes da empresa de Qure.ai, especializada em Inteligência Artificial (IA) e de Ralph Couto Damázio, representando a MV Sistemas. Eles participaram de uma reunião gerencial e estratégica, com a equipe de gestão do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) para apresentação do módulo Qure.ai, com IA, no gerenciador de laudos de exames, em fase de homologação.

 

A ferramenta de RIS (Sistema de Informação de Radiologia), da fornecedora MV sistemas, é amplamente utilizada pelos radiologistas da Unimed Campos e contará com o módulo "Qure.ai". A Unimed Campos foi escolhida como uma das primeiras no estado a receber a tecnologia, por ter no CDU uma referência em diagnóstico por imagem.

 

De acordo com os fornecedores, o objetivo da IA é de aprimorar e auxiliar atividades humanas, ajudando o profissional a detectar casos raros e particularidades que por vezes não são visíveis facilmente a olho humano, ou quando os diagnósticos possíveis apresentam imagens muito parecidas, assim como, quando os mesmos apresentam extrema variabilidade, dando maior segurança aos profissionais na geração dos laudos.

 

Um software embarcado com AI, armazena milhões de imagens, podendo identificar rapidamente características incomuns em um exame, apontando todos os possíveis resultados que deverão ser avaliados pelo radiologista. Com a introdução desta ferramenta, espera-se um aumento da produtividade médica, uma melhor gestão radiológica e diagnósticos velozes de casos que exigem tratamentos imediatos.