Voltar

Setembro Amarelo com diversas ações realizadas

Setembro Amarelo com diversas ações realizadas

Setembro Amarelo com diversas ações realizadas

30 Setembro 2019

A Unimed Campos promoveu durante o mês de setembro uma série de ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo, que este ano trabalhou a frase tema “Não desista de você”. As equipes percorreram diversos pontos do município, dentre eles o Boulevard Shopping, Centro de Compras da Pelinca e unidades próprias da cooperativa, com um trabalho de conscientização sobre o tema, alertando a população a respeito da realidade do suicídio e formas de prevenção.

Através da iniciativa foram acolhidos beneficiários, colaboradores e demais visitantes, que receberam orientação, lacinho amarelo de adesão à campanha e material explicativo sobre a prevenção ao suicídio.

— A campanha Setembro Amarela surgiu com o intuito de prevenir, dando condições para que possamos identificar as ideias ou sinais prevalentes quando a pessoa perde a esperança e passa acreditar que a morte é a única solução. Então, se conseguirmos montar uma intervenção prévia, médica, psicóloga, social e familiar, os conscientizando, a prevenção do suicídio se torna possível. A escuta das pessoas que sofrem é importante, mas em casos moderados ou graves de ideação ou tentativa, não podemos deixá-las sozinhas, e devemos levá-las a uma emergência médica, as ajudando de forma efetiva e imediata. E em casos leves, devemos encorajá-las, banalizando o estigma, as incentivando procurar um profissional de saúde mental — comentou a médica cooperada da Unimed Campos, Gina Kelly Prates, uma das organizadoras do evento.