Voltar

Vacinação contra Covid-19 tem início no Hospital Unimed Campos

Vacinação contra Covid-19 tem início no Hospital Unimed Campos

Vacinação contra Covid-19 tem início no Hospital Unimed Campos

3 Fevereiro 2021

Teve início nesta segunda-feira (25), a vacinação dos profissionais da Unimed Campos contra a Covid-19. Nessa primeira etapa, 300 pessoas que atuam na linha frente estão sendo vacinadas, dentre elas a técnica de enfermagem, Ana Cláudia Quitete, que foi a primeira a receber a vacina, no Hospital Unimed Campos (HUC).

— Estava muito ansiosa por esse momento. Estou trabalhando no HUC há dois anos e atuo na Unidade de Terapia. Esse momento está sendo muito especial para nós, estou muito emocionada — disse Ana.

O médico cirurgião torácico, Judson Vieira, também foi um dos primeiros e não escondeu a alegria em receber a vacina, que está sendo aplicada no HUC pela equipe de vacinação da Secretaria de Saúde de Campos. “Sou cooperado da Unimed Campos desde sua fundação e estamos todos muito aliviados com a chegada dessa vacina. Faço parte do grupo de risco e estou aqui nesse momento único sendo vacinado”, comentou.

Conforme o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura deste público será gradativa conforme a disponibilidade de vacinas.

Calendário

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Unimed Campos, Fabrício Espinato, a vacinação será feita inicialmente, em dois dias, porém novas datas podem ser divulgadas com a chegada de outras doses. “Neste primeiro momento de imunização estão sendo convocados somente os profissionais que trabalham diretamente com a Covid-19 e os profissionais acima de 60 anos atuantes no HUC. Organizamos a vacinação em dois dias, 25 e 26 de janeiro, para facilitar o acesso das pessoas que estão atuando em regime de plantão. Esse grupo vai receber a 2ª dose daqui a 21 dias. Em breve será divulgado o novo calendário disponibilizado pelo Ministério da Saúde para os demais profissionais”, relatou.

O Diretor Técnico do HUC, Vilson Leite Batista, esclareceu que "o desejo da direção é que 100% dos profissionais de saúde de nossa unidade sejam vacinados, porém recebemos doses para apenas 26% do nosso efetivo. Lembro a todos que o fator limitante é o número de vacinas, não a vontade da direção", pontuou.