Voltar

Cooperativa ajuda aprendizes do futuro a terem chances no mercado de trabalho

Cooperativa ajuda aprendizes do futuro a terem chances no mercado de trabalho

Cooperativa ajuda aprendizes do futuro a terem chances no mercado de trabalho

18 Novembro 2020

O vínculo entre Julia e Bianca Andrade de Souza Martins começou há 15 anos, ainda no útero materno. Gêmeas idênticas, ambas têm planos de vencer as dificuldades sociais e serem alguém na vida. “Eu tenho muitos sonhos pela frente, mas sei dizer que quero ter uma boa condição financeira e ser independente”, conta Julia.

Projeto - As irmãs estão entre os sete adolescentes que participaram de um projeto desenvolvido pela Unimed Cascavel para dar oportunidade de desenvolvimento a jovens de comunidades carentes. “Em parceria com a Guarda Mirim, iniciamos o projeto Aprendiz do Futuro com a intenção de apresentar o mercado de trabalho a esses jovens. Começamos apresentando a dinâmica das atividades dentro da própria cooperativa de saúde. A troca de informações gerou neles o interesse em continuar investindo no futuro, tendo ainda a possibilidade de um dia se tornarem parte da cooperativa ou fazerem parte do quadro de colaboradores de clínicas e hospitais conveniados”, explica Jéssica Tabalipa, colaboradora do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Sonho - Bianca adorou a ideia e até consegue se imaginar fazendo parte da cooperativa. “Meu novo sonho é trabalhar na Unimed. Depois, quero fazer faculdade e ser médica”, revela a jovem de sorriso expressivo, ao descrever o quanto se encantou com os dois dias de treinamento pelos quais o grupo passou, nos dias 4 e 11 de novembro. “Com o Jeito de Cuidar Unimed, aprendi que a gente precisa saber se colocar no lugar das pessoas e tratá-las sempre da melhor maneira possível. Vou levar isso para a minha vida toda”, acrescenta Julia.

Aprendiz do Futuro - O projeto é uma chance a mais para jovens que já fizeram parte do Coral Rouxinol - proposta da Unimed Cascavel que oferece oportunidade de acesso à cultura, ao lazer e à educação - e do Centro da Juventude. As atividades voltadas aos aprendizes têm parceria com a Guarda Mirim. A iniciativa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs 3, 8, 10 e 17) e reforça o a responsabilidade que a Unimed Cascavel já tem com esse público, visto que a singular tem contratados nove jovens nesta situação, estimulando a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho.

Dicas de ouro - Além de conhecerem todos os setores da Unimed Cascavel, os participantes ainda receberam certificados e dicas de como elaborar um currículo e se comportar em uma entrevista de emprego. “Acredito que todo o conteúdo trabalhado teve um grande significado para cada um dos jovens que aqui esteve. Os olhinhos brilhavam a cada nova informação e descoberta. Foi notória a identificação com as profissões a partir dos direcionamentos da orientação profissional e das dicas sobre os cursos técnicos e de graduação. Foi gratificante fazer parte deste projeto”, diz a colaboradora Grazielle Dias Andrade, do setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel.

Dedicação - Aos 15 anos de idade, João Victor Camargo de Oliveira está no 1º ano do Ensino Médio. Ele mora com a irmã e os pais, no bairro Melissa II, em uma das áreas mais carentes de Cascavel. O garoto com olhos de quem sonha alto foi feliz no Coral Rouxinol e, agora, quer alçar novos voos. “Eu sei que tenho que estudar sempre e me dedicar muito para realizar os meus sonhos.” (Imprensa Unimed Cascavel)


Assessoria de imprensa

Fonte: Paraná Cooperativo