Voltar

AGE aprova regulamento de Reserva Solidária

AGE aprova regulamento de Reserva Solidária

AGE aprova regulamento de Reserva Solidária

14 Junho 2021

Em 1º de junho, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Unimed Paraná voltou a discutir o regulamento da Reserva Solidária de Apoio às Singulares para Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia da Covid-19. Importante destacar que a referida reserva havia sido aprovada em Assembleia Geral Ordinária (AGO), ocorrida em 5 março, assim como o escopo geral de seu regulamento, no entanto, alguns itens haviam ficado em suspenso para melhor elaboração. Entre eles, os artigos 4º e 11, que compõem, respectivamente, os critérios de Elegibilidade e de aprovação.

Na AGE, ficou definido que serão elegíveis “as Unimeds que tiverem saldo das disponibilidades insuficientes para fazer frente às contas a pagar no curto prazo; inclusive considerando como disponibilidade de caixa decorrentes de perdas operacionais poderá ser considerado como disponibilidade eventual excedente de lastro para garantia de provisões técnicas; e não efetuar distribuição de sobras ou pagamento de juros ao capital dos cooperados neste ano de 2021”. Nos critérios, no art. 11, o prazo total para devolução dos valores ficou definido que será de até 36 meses, com um período de carência de 6 meses. Entretanto, ”os equipamentos adquiridos em conformidade com o artigo 3º e autorizados pelo Conselho e Administração, ao final do período de enfrentamento da pandemia, ficarão à disposição dos Recursos Próprios do Sistema Unimed Paranaense”.

A reserva solidária de contingência das Unimeds soma R$ 30.181.169,00 e tem por objetivo o apoio às Singulares para enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19, de modo a “garantir recursos de apoio em ações assistenciais para prover o atendimento aos beneficiários frente à sobrecarga no sistema de saúde e impactos na sua rede assistencial própria ou terceira”, conforme define o regulamento, além de auxiliar na sustentabilidade das Singulares frente aos impactos econômico-financeiros causados pela pandemia.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Paraná