Voltar

Conselho Federativo realiza sua terceira reunião ordinária do ano

Conselho Federativo realiza sua terceira reunião ordinária do ano

Conselho Federativo realiza sua terceira reunião ordinária do ano

1º Julho 2021

Dia 25 de junho, a Unimed Paraná realizou a terceira reunião ordinária do Conselho Federativo de 2021. O encontro, que tem ocorrido na modalidade on-line desde o início da pandemia, contou com as tradicionais atualizações institucional e administrativa e financeira, palavra dos presidentes e sistema de gestão.

O presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria, destacou a realização do novo planejamento estratégico da Unimed do Brasil e das novas diretrizes, que devem priorizar discussões sobre a telemedicina e a reforma tributária. Faria também chamou a atenção, em sua fala, para a evolução da Compar, com a adesão de algumas Singulares em alguns de seus projetos.

O diretor de Saúde e Intercâmbio, Faustino Garcia Alferez, falou das ampliações de leitos no estado, nesse último pico da pandemia, e deixou a Federação à disposição caso fosse necessário ajuda na busca por novos leitos.  

O diretor da Inovação e Desenvolvimento, William Procópio dos Santos, falou sobre a discussão nas regionais sobre carreira médica frente às atuais mudanças do mercado de saúde e do papel da Unimed, enquanto cooperativa de trabalho médico, em auxiliar os cooperados nesse sentido, e os processos envolvendo a telemedicina, cujo assunto também será tema de um workshop. Alexandre Bley, diretor de Mercador e Comunicação, destacou que a próxima reunião do Federativo discutirá questões pontuais sobre o PAC e lembrou que estão em andamento discussões sobre o processo de gerenciamento das carteiras sênior e de um produto sênior. Luís Francisco dos Santos, diretor Administrativo e Financeiro, lembrou que os presidentes das Singulares receberão uma pesquisa por e-mail sobre os novos rumos da Fundação Unimed, da Unimed do Brasil e da Unimed Participações. Ele também apresentou as movimentações do PAC e o relatório gerencial.

Na fala dos presidentes, o principal ponto continua sendo a situação da pandemia nas áreas de atuação das Singulares. Foram semanas intensas com ocupação variando entre 90 e 100% na maioria delas. Nos cerca de 500 dias de pandemia, a preocupação tem girado em torno do apagão de mão de obra e da dificuldade de aquisição de equipamentos e medicamentos, entre outros. A expectativa é que a estabilidade vivida nos últimos dias em relação à pandemia possa se manter e aos poucos ser totalmente controlada, à medida em que seja acelerada a vacinação da população.

Por último, Faria falou sobre o cronograma do novo Sistema de Gestão, o Biomeek.net, que deverá ter entrega final em 2024, com entregas contínuas no decorrer desse período. As estratégias foram definidas com base em reuniões individuais com as Singulares, coleta de informações com as áreas da Federação, alinhamento com a diretoria da Federação e entrevistas com dirigentes. Nas premissas constam a definição do cronograma completo do Biomeek.net, implantação acelerada de processos que tragam mais ganhos para as Singulares, prestação de contas sobre o andamento dos projetos a cada dois meses e treinamentos e implantação de forma mista (presencial e on-line). A meta é ser o melhor provedor de serviços de TI para o sistema Unimed Paranaense.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Paraná