Voltar

Unimed Paraná realiza 3º Federativo Extraordinário de 2020

Unimed Paraná realiza 3º Federativo Extraordinário de 2020

Unimed Paraná realiza 3º Federativo Extraordinário de 2020

25 Setembro 2020

      Em meio à pandemia, a Unimed Paraná tem realizado algumas reuniões extraordinárias do Conselho Federativo, a fim de que as Unimeds possam se reunir mais vezes para trocar informações e experiências e definir ações nesse período.

     No último dia 19, o Conselho Federativo das Unimeds do Estado do Paraná reuniu-se mais uma vez para discutir questões pontuais de possíveis mudanças no Estatuto da Compar - Sociedade de Compartilhamento e Participações S/A, diante das exigências de mercado e transformação de cenários.  Para isso, convidaram o executivo do Santander Marcos Faccioli que falou sobre as tendências no mercado de Saúde Suplementar.  Faccioli já havia apresentado essa mesma temática no 6º Encontro de Tecnologia em Saúde, o e-saúde, da Unimed Paraná, que aconteceu dias 17 e 18 de setembro, por meio on-line.

      Os principais desafios da Saúde Suplementar ainda continuam sendo a transição demográfica e epidemiológica e a escalada de gastos. Como oferecer acesso a um número cada vez maior de pessoas, com qualidade e a preços competitivos?  Faccioli destacou as ferramentas “Triple Aim” e redes integradas. E destacou três principais marcos da evolução do Sistema de Saúde Suplementar: o acesso ao serviço; a consolidação e o crescimento das operadoras verticalizadas; e a reação das seguradoras e prestadores independentes, por meio de alinhamento de interesses e de verticalização virtual.

        O Triple Aim nada mais é do que a saúde populacional, a experiência do cuidado e a redução do custo per capita, que evocam efetividade, eficiência e custo-efetividade, redundando em valor.  Em outras palavras, entender as necessidades da população atendida, buscar melhorar a qualidade e a segurança do cuidado e diminuir custos.

       Faccioli lembrou uma das metas para 2030, dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é o de número 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.  A meta é a 3.8, cujo foco é: Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.

    O executivo também falou de transações que estão sendo realizadas no mercado de saúde e da tendência de verticalização total ou virtual.  Segundo ele, as formas de parceria ou associação que estão promovendo a integração virtual são diversas.  O objetivo maior é o alinhamento de interesses e a busca da eficácia associada à eficiência.

      Os representantes das Singulares presentes acordaram que as ações da Compar deverão ter em vista esses cenários que estão se desenhando cada vez mais. Novas discussões estão programadas. Ao final do encontro, o presidente da Unimed Paraná Paulo Faria atualizou a todos os presentes com informações político-institucionais.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Paraná